O mercado de música digital cresceu 9% em 2013, e deve alcançar US$ 9 bilhões globalmente em 2014, impulsionado pela expansão das marcas de música internacionais e regionais, e pela popularização de smartphones, principalmente em regiões do Sudeste Asiático, Índia e África, que têm crescimento anual de 20%, informou uma pesquisa da Mahindra Comviva, conduzida pela Ovum Consulting.
O estudo ainda prevê que mercados emergentes da Ásia-Pacífico podem gerar US$ 450 milhões e os da América Latina, US$ 200 milhões esse ano.
Para Atul Madan, chefe de serviços digitais da companhia, a indústria da música tem passado por mudanças dinâmicas nos padrões de consumo, por causa da crescente adoção de smartphones. “O estudo reafirma a nossa crença de que o futuro da música digital é baseado em reforçar o envolvimento, experiência musical 360 graus e atender às necessidades dos mercados sensíveis a preços. Conteúdo localizado e customizado terá um papel maior em seduzir os consumidores.”
Nos mercados pesquisados (emergentes e desenvolvidos), os dispositivos usados para ouvir, comprar ou baixar músicas mudou em 2013, se comparado a 2010. O compartilhamento de músicas por PCs caiu 14%, enquanto por smartphones e tablets cresceu 15%.
FONTE: Meta Análise