Saber qual o uso das redes sociais horizontais e redes sociais verticais em uma estratégia de marketing nas mídias sociais faz toda a diferença na hora de planejar uma ação nestas mídias.
Atualmente nos deparamos com uma infinidade de redes sociais pela Internet, cada uma com sua característica e público, mas em se tratando de marketing nas mídias sociais precisamos identificar aquelas que mais se enquadram no perfil do público-alvo da nossa campanha. Embora Por isso, é necessário classificarmos as redes conforme sua estrutura para que possamos enquadrá-las em nosso projeto.
Redes Sociais Horizontais
As redes sociais horizontais são as mais genéricas, pois seu objetivo é simplesmente a criação de um ambiente digital em que pessoas possam se comunicar e compartilhar conteúdos como o falecido Orkut, Facebook e mais recentemente o Google+.
De maneira geral, as redes sociais horizontais, não possuem muitos bloqueios para o relacionamento entre os participantes porque seguem um modelo linear de distribuição de conteúdo do tipo “encontro social” onde todos os membros devem possuir acesso ilimitado ao conteúdo publicado pelos outros membros. Por permitirem uma movimentação ampla pelo conteúdo compartilhado, são chamadas então de Redes Horizontais.
Por serem genéricas, as redes sociais horizontais tendem a ter um número elevado de participantes já que a lucratividade do modelo se dá em função do número de Page Views e seus anunciantes tendem a cobrir um espectro maior de produtos e serviços.
Para fins de aplicação no marketing nas mídias sociais, as redes sociais horizontais são mais indicadas quando temos um público muito abrangente e pouco segmentado. Os anunciantes típicos dessas redes são programas de afiliados globais como Google AdWords e Yahoo Search. O Facebook, em função do seu tamanho, desenvolveu sua própria rede de anúncios, o Facebook Ads.
Redes Sociais Verticais
As redes sociais verticais são redes mais segmentadas e tendem a agrupar pessoas que tem um interesse em comum. São redes criadas para o debate em torno de um determinado assunto específico (música, fotos, trabalho, hobbies, etc…) e por isso agregam um público mais uniforme em termos de perfil.
Alguns autores consideram as redes sociais verticais como uma versão sofisticada dos antigos fóruns de discussão que também trabalhavam desta forma. Para manterem um mínimo de ordem, é uma característica das redes sociais verticais apresentarem barreiras de acesso ao conteúdo como a criação de grupos e comunidades dentro da própria rede.
Atualmente o melhor e mais bem sucedido exemplo de rede social vertical é o LinkedIn que reúne pessoas interessadas em relacionamentos profissionais.
Como possuem um público mais restrito, essas redes tendem a ter um número menor de participantes que o que verificamos nas Redes Horizontais, pois a afinidade com o foco da rede funciona como fator de exclusão natural.
A aplicação de Redes Verticais no marketing nas mídias sociais se dá quando temos um público-alvo bem definido e em sintonia com essa determinada rede. Os anunciantes típicos dessas redes são empresas ligadas a linha de assunto foco da rede que contratam os espaços diretamente com a rede como no caso dos LinkedIn Ads.
FONTE: Academia do Marketing