Autor: John Naughton
A web está completando 25 anos de idade. De lá para cá, ela se tornou a forma como a grande maioria das pessoas observa e se comunica com o mundo, e tem, também, transformado a forma como as empresas lidam com seus negócios e clientes. Ela surgiu a partir do cérebro de um homem, Tim Berners-Lee, e é o que mais cresce meio de comunicação de todos os tempos. Um quarto de século depois, John Naughton, do The Guardian, levantou pontos sobre como a web transformou nossas vidas.
1. A importância da “inovação sem permissões”
A coisa mais extraordinária sobre a internet é o caminho que permite a inovação sem pedir por permissões. Isto deriva de duas decisões de design tomadas na época (1970) por seus criadores: (1) a de que não haveria propriedade central ou controle; (2) e que a rede não seria otimizada para qualquer aplicação particular: tudo o que é necessário fazer é pegar os pacotes de dados de aplicação uma extremidade e fazer o melhor para entregar os pacotes ao seu destino.
A internet foi totalmente agnóstica sobre o conteúdo desses pacotes. Se você teve uma ideia para uma aplicação que pode ser criada utilizando-os pacotes de dados (e foi esperto o suficiente para escrever o software necessário), a rede iria distribuir isso para você, sem perguntas. Isto teve o efeito de reduzir drasticamente o tempo para a inovação, e isso resultou em uma explosão de criatividade.
O que os designers da internet criaram, na verdade, foi uma máquina global que distribuía surpresas. A web foi a primeira grande surpresa e ela veio de um indivíduo – Tim Berners-Lee – que, com um pequeno grupo de ajudantes, escreveu o software necessário e desenhou os protocolos necessários para implementar a ideia. E, então, ele a lançou no mundo, colocando-o no servidor de internet Cern, em 1991, sem ter que pedir permissão de ninguém.
2. A Web NÃO é a internet
Muitas pessoas (incluindo alguns que deveriam conhecer melhor) costumam confundir os dois. Nem o Google é a internet, nem o Facebook é a internet. Pense na rede como análoga a faixas e sinalização de um sistema ferroviário e de aplicações – como a web, o Skype, o compartilhamento de arquivos e o streaming de mídia – como os tipos de tráfego que se deslocam sobre essa infraestrutura. A web é importante, mas é apenas uma das coisas que corre na rede.
3. A importância de ter uma rede livre e aberta
A internet foi criada pelo governo e roda sobre um software aberto. Ninguém é dono dela. No entanto, sobre este fundamento “livre”, empresas e fortunas colossais foram construídas – um fato que os fanáticos neoliberais que dirigem empresas de internet muitas vezes parecem esquecer. Berners-Lee poderia ter sido tão rico como Croesus se ele tivesse visto a web como uma oportunidade comercial. Mas ele não o fez – ele persuadiu o Cern como algo que deveria ser dada ao mundo como um recurso livre. Assim, a web tornou-se, por sua vez, como a internet, uma plataforma para inovação sem permissões. É por isso que um estudante de Harvard foi capaz de lançar o Facebook.
4. Muitas das coisas que são construídas na web não são nem livres nem abertas
Mark Zuckerberg foi capaz de construir Facebook porque a web é livre e aberta. Mas ele não devolveu a gentileza: sua criação não é uma plataforma a partir da qual jovens inovadores podem saltar livremente para o próximo conjunto de surpresas. O mesmo vale para a maioria dos outros que construíram fortunas por explorar as facilidades oferecidas pela web. A única exceção real é Wikipedia.
5. Tim Berners-Lee é o verdadeiro herdeiro de Gutenberg
Em 1455, com a revolução na impressão, Johannes Gutenberg, sozinho, lançou uma transformação no ambiente de comunicação da humanidade – uma transformação que moldou a sociedade humana desde então. Berners-Lee é a primeira pessoa desde então a ter feito algo comparável.
6. A web não é uma coisa estática
A web que usamos hoje é muito diferente daquela que surgiu há 25 anos. De fato, ela evoluiu de forma assustadora. Você pode pensar nessa evolução em eras geológicas. A Web 1.0 foi a web estática e apenas para leitura, que existiu até o final dos anos 90. A Web 2.0 é a web de blogs, serviços online, mapeamento, misturas e assim por diante.
Os contornos da Web 3.0 estão apenas começando a aparecer como aplicações web que podem “entender” o conteúdo das páginas (a chamada “web semântica”), a trama de dados (aplicações que podem ler, analisar e minar o volume de dados que está agora rotineiramente sendo publicados em sites), e assim por diante. E depois disso haverá web 4.0 e assim ad infinitum.
7. Lei de potência
Em muitas áreas da vida, a lei das médias se aplica – a maioria das coisas são distribuídas estatisticamente em um padrão que se parece com um sino. Este padrão é chamado de “distribuição normal”. Tome altura humana: a maioria das pessoas são de estatura média, e há um número relativamente pequeno de pessoas muito altas e muito baixas. Mas muito poucos – se houver – fenômenos online seguem uma distribuição normal. Em vez disso, siga o que os estatísticos chamam de uma distribuição de lei de potência. E é por isso que um número muito pequeno entre bilhões de sites no mundo atraem a maior esmagadora do tráfego, enquanto a cauda longa de sites contam com pouco.
8. A web agora é dominada por corporações
Apesar do fato de que qualquer um pode lançar um site, a grande maioria dos 100 melhores sites são rodados por empresas. A única exceção real talvez seja a Wikipedia.
9. O domínio da internet dá à empresas poderes incríveis (e não regulados)
Tire o Google como exemplo, o motor de busca dominante. Se uma pesquisa no Google não encontrar o seu site, então na verdade você não existe. E isso vai piorar à medida que mais empresas ficam online. De vez em quando, o Google modifica seu algoritmo de busca, a fim de frustrar aqueles que estão tentando “desafiar” eles no que é chamado Search Engine Optimization. Cada vez que o Google lança os novos ajustes, no entanto, os empresários e as organizações acham que o seu negócio ou serviço online sofre ou desaparece por completo. E não há retorno real para eles.
10. A web tornou-se uma prótese de memória para o mundo
Você já reparou como você não tenta lembrar de algumas coisas, porque sabe que se precisar recuperar algo, você pode apenas “dar um Google”?
11 A web mostra o poder da rede
A web é baseada na ideia do “hipertexto” – documentos em que alguns termos são dinamicamente ligados a outros documentos. Mas Bernes-Lee não inventou o hipertexto. Ted Nelson o fez em 1963 e existiam muitos sistemas de hipertexto que existiam muito tempo antes de Berners-Lee começar a pensar sobre a web. Mas os sistemas existentes trabalhavam conectando documentos dentro do mesmo computador. A revolução adicionada por Lee foi usar a internet para ligar documentos que pudessem estar armazenados em qualquer lugar. E isso fez toda a diferença.
12. A web desencadeou uma onda de criatividade humana
Antes da web, as pessoas “comuns” poderiam publicar suas ideias e criações apenas se convencessem os gatekeepers da mídia (editores, editoras, empresas de radiodifusão) a dar-lhes destaque. Mas a web deu às pessoas uma plataforma de publicação global para a sua escrita (Blogger, WordPress, Typepad, Tumblr), fotos (Flickr, Picasa, Facebook), áudio e vídeo (YouTube, Vimeo), e as pessoas abraçaram a oportunidade.
13. A web deveria ter sido um meio de leitura e escrita desde o início
O desejo original de Berners-Lee foi o de uma web que permitisse que as pessoas não só publicassem, mas também pudessem modificar páginas da web, mas, no final, as considerações práticas levaram ao a uma web de leitura apenas. Qualquer um podia publicar, mas apenas os autores ou proprietários das páginas poderiam modificar. Isto levou a evolução da web em uma determinada direção, e foi provavelmente o fator que garantiu que as corporações, no final, se transformassem em dominantes.
14. A web seria muito mais útil se as páginas fossem compreensíveis para máquinas
As páginas da web são, por definição, lidas por máquinas. Mas as máquinas não podem entender o que elas estão “lendo”, pois não podem construir a semântica. Assim, ela não consegue determinar facilmente quando a palavra “Casablanca” se refere à cidade ou ao filme. A proposta de Berners-Lee de “web semântica” – ou seja, uma forma de reestruturar as páginas da web para torná-las mais fáceis para que computadores distinguissem, digamos, Casablanca cidade e Casablanca o filme – é uma abordagem, mas isso exigiria muito trabalho inicial e é improvável que isso aconteça em larga escala. O que pode ser mais útil são técnicas cada vez mais poderosas de aprendizado que fará com que os computadores melhorem a compreensão no contexto.
15. A importância de aplicações matadoras
Uma aplicação matadora é a que torna a adoção de tecnologia algo acéfalo. Planilhas foram uma aplicação matadora para o primeiro computador da Apple. O e-mail foi matador para a Arpanet – precursora da internet. A web foi a primeira aplicação matadora da internet. Antes da web – e, especialmente, antes do primeiro navegador gráfico, o Mosaico, aparecer em 1993 – quase ninguém sabia ou se importava com a internet (que estava rodando desde 1983). Mas após a web aparecer, de repente as pessoas “sacaram”, e o resto é história.
16. WWW é linguisticamente único
Bem, talvez não, mas Douglas Adams (humorista britânico) alegou que é o único conjunto de inicias que se leva mais tempo para pronunciar do que o tempo que se leva para explicar o que representa.
17. A web é uma ilustração surpreendente do poder do software
Software é puramente “coisa do pensamento”. Você tem uma ideia, você escrever algumas instruções em uma linguagem especial (um programa de computador) e, em seguida, você alimenta uma máquina que obedece suas instruções ao pé da letra. É um tipo de magia secular. Berners-Lee teve uma ideia, ele escreveu o código, ele colocou na rede, e a rede fez o resto. E, no processo, ele mudou o mundo.
18. A internet precise de um sistema de micro pagamento
Além de ser apenas um sistema só de leitura, a outra desvantagem inicial da web era que ela não tinha um mecanismo para recompensar as pessoas que publicavam nela. Isso porque nenhum sistema de pagamento online eficiente existia para o processamento seguro de muitas pequenas transações em grandes volumes – sistemas de cartões de crédito são muito caros e desajeitados para pequenas transações.
Mas a ausência de um sistema de micropagamento levou à evolução da web de uma forma disfuncional: as empresas ofereciam serviços “gratuitos” que tiveram um custo escondido e não declarado, ou seja, a exploração dos dados pessoais dos utilizadores. Isto levou ao campo de jogo grosseiramente inclinado que temos hoje, em que as empresas online fazem os usuários fazerem a maior parte do trabalho, enquanto só as empresas colhem os frutos financeiros.
19. Pensávamos que o HTTPS poderia fazer a web segura. Erramos
O HTTP é o protocolo (um conjunto acordado de convenções) que normalmente regula conversas entre o seu navegador e um servidor web. Mas é inseguro porque qualquer um que monitora o diálogo o pode ler. O HTTPS foi desenvolvido para criptografar as interações em trânsito que continham dados sensíveis (por exemplo, seus dados de cartão de crédito). As revelações de Edward Snowden sobre vigilância da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos sugerem que a agência pode ter deliberadamente enfraquecido este e outros protocolos da Internet.
20. A web teve um impacto no meio-ambiente. Nos apenas não sabemos o tamanho disso
A web é alimentada por gigantescos campos de servidores localizados em todo o mundo que precisam de grandes quantidades de energia para os computadores e refrigeração – para não mencionar os custos com emissão de carbono e dos recursos naturais usados na construção dessas instalações.
Ninguém sabe realmente qual é o impacto ambiental global da web, mas é definitivamente não-trivial. Um par de anos atrás, o Google alegou que sua emissão de carbono foi a par com o acordo de Laos ou das Nações Unidas. A empresa agora diz que cada um dos seus usuários é responsável por cerca de oito gramas de emissões de dióxido de carbono a cada dia. O Facebook afirma que, apesar de um engajamento mais intenso de seus usuários com o serviço, tem uma emissão de carbono significativamente menor do que o Google.
21. A web que vemos é só a ponta do iceberg
A web é gigantesca – ninguém sabe quão grande, mas o que de fato sabemos é que a parte que é alcançada e indexada por motores de busca é apenas a superfície. Muito da web está submerso, em páginas geradas dinamicamente, páginas que não estão vinculados a outras páginas e sites que exigem logins (que não são alcançados por esses motores). A maioria dos especialistas acredita que esta profunda (e oculta) web é várias ordens de magnitude maior do que os 2,3 bilhões de páginas que podemos ver.
22. O chefe de Tim Berners-Lee foi o primeiro de muitas pessoas que não a entenderam de imediato
O gerente de Berners-Lee no Cern rabiscou “vago, mas interessante” sobre a primeira proposta que Berners-Lee apresentou a ele. A maioria das pessoas confrontadas com algo que é totalmente novo, provavelmente, reagem da mesma maneira.
23. A web tem sido o meio de comunicação que mais cresce em toda a história
Uma medida é quanto tempo é necessário para que um meio de comunicação alcance os primeiros 50 milhões de usuários. Demorou 38 anos para o rádio e 13 anos para a televisão. A web levou três ou quatro anos.
24. Os usuários da Web são leitores cruéis
A visita média de uma página dura menos de um minuto. Os primeiros 10 segundos são críticos para a decisão dos usuários de ficar ou sair. A probabilidade da sua saída é muito elevada durante estes segundos. Eles ainda são altamente propensos a sair durante os próximos 20 segundos. É só depois de terem ficado em uma página por cerca de 30 segundos, que as chances de ele ficar melhoram.
25. A web está nos tornando estúpidos?
Escritores como Nick Carr estão convencidos de que sim. Ele acha que menos pessoas se envolver em atividades contemplativas, porque a web os distraem muito. “Com exceção dos alfabetos e sistemas de numeração”, escreve ele, “a rede pode muito bem ser a mais poderosa tecnologia de alteração da mente que já entrou em uso geral”. Mas a tecnologia dá e a tecnologia tira.
Para cada tecno-pessimista como Carr, há pensadores como Clay Shirky, Jeff Jarvis, Yochai Benkler, Don Tapscott e muitos outros que acham que os benefícios superam os custos.
FONTE: IT WEB