Autor: Brian Karlovsky
O diretor da Salesforce.com, Derek Laney, apelidou 2014 como "o ano dos aplicativos". Laney disse que, agora, com uma porção de plataformas de desenvolvimento e codificadores disponíveis, tudo o que restou para as companhias foi abraçar a oportunidade de criar aplicativos corporativos que irão derrubar os muros invisíveis entre negócios e clientes.
"Quer sejam aplicativos que permitirão serviços em tempo real para clientes, o uso de games para alcançar audiências com mensagens complexas ou mesmo aplicativos para controlar os ar-condicionados em suas casas, 2014 será o ano das apps", disse.
"Dada a proliferação das ferramentas parasimplificar a vida dos desenvolvedores, a única barreira real é a oportunidade e a imaginação. Em 2014 veremos uma explosão de variedade e na qualidade de aplicativos disponíveis para consumidores."
Laney também prevê um aumento no e-commerce baseado em localização: "comunicação personalizada e relevante no momento certo, no lugar certo". As melhores marcas irão direcionar seus esforços para integrar em sua abordagem em 2014.
"É certo dizer que 2013 foi o ano da mobilidade, e não há sinais de que o desenvolvimento móvel diminuirá", disse. "Veremos uma redução no lançamento de novos dispositivos à medida que o mercado móvel se estabilizar. No entanto, são a tecnologia e as aplicações construídas dentro do ambiente móvel que irão mudar a indústria no próximo ano."
Tecnologia vestível e ótimos aplicativos também poderão ter destaque em 2014, de acordo com Laney. O executivo disse que, com os apps e dispositivos inteligentes certos, o usuário que não para em casa poderá ter tecnologia suficiente para terminar o seu trabalho, tudo na palma da mão.
"À medida que dispositivos, de smartphones a relógios inteligentes, continuam a se tornar onipresentes, funcionários irão gradativamente abandonar seus laptops", disse Laney. "Com as ferramentas móveis certas para trabalhos no estilo "faço em um minuto", os negócios podem reduzir o tempo gasto em escritórios e aumentar a produtividade."
"São as empresas inteligentes que irão investir no início de 2014, e colher os benefícios de atrair os melhores talentos e aumentar a capacidade de pessoal para fazer o trabalho", completou.
FONTE: CIO UOL