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N o t í c i a s

12/12/2013
Usuários usam mais aplicativos do que sites para dispositivos móveis de marcas

Autor: Dennis Altermann

Uma das principais dúvidas de qualquer empresa que procura começar os seus investimentos em dispositivos móveis é se precisa criar um site que seja otimizado para dispositivos móveis (conhecidos como mobile friendly) ou investir direto em um aplicativo. Além do custos, outros diversos fatores devem ser levados em conta, como objetivo da aplicação/site e tempo de desenvolvimento.

Para colocar ainda mais lenha nessa fogueira, a Adobe Digital Index realizou uma pesquisa com mais de 600 marcas que estão presentes nos dispositivos móveis e descobriu que os apps tendem a receber mais atenção do que os sites destas marcas.

Tempo e frequência de uso

Os dois fatores principais para avaliar as duas plataformas foi o tempo de navegação e a frequência de uso. Como mostra o gráfico abaixo, o tempo gasto em cada sessão é muito maior em apps, principalmente em tablets, que chega ser praticamente o dobro do que nos telefones e quatro vezes maior do que no navegador.

Quando falamos em frequência de uso, os aplicativos para telefones são mais usados, enquanto os aplicativos para tablets não tanto. Talvez as pessoas usem menos os tablets, mas quando usam, o fazem por mais tempo.

Mas não deixe para fazer o site mobile depois

Apesar de esta pesquisa mostrar que o uso de aplicativos para marcas parece ser muito mais interessante, não devemos nos esquecer da importância de uma presença de qualidade dentro deste universo mobile. Apesar de não reter tanto a atenção do usuário quanto um aplicativos, os sites mobile friendly ajudam a empresa a dar os primeiros passos dentro da web móvel e oferecem uma ferramenta de fácil acesso para todos os seus clientes/usuários.

Além da questão de preço, já que um aplicativo para todas as plataformas pode sair muito mais caro que desenvolver um website compatível com praticamente qualquer celular, devemos lembrar que sem uma presença mobile dentro da web, qualquer visita vinda do aplicativo pode acabar sendo desperdiçada.

Um comportamento padrão do usuário é buscar online por mais informações sobre a sua empresa, e caso faça isso através de um smartphone, é importante você oferecer alguma informação antes de querer que ele baixe um aplicativo de alguns MBs.

FONTE: Midiatismo


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