Autor: Alberto Valle
Existem diversos mitos sobre negócios online que muitas vezes, de tão repetidos que são, passas a ser tomados como verdade absoluta e induzindo muita gente ao fracasso.
Os mitos sobre negócios online vão desde a promessa de dinheiro fácil, passando pelo trabalho sem muito esforço e terminando na estação Fortunas da Noite Para o Dia. Como conto de fadas vale, mas a realidade é bem diferente.
Alguns mitos sobre negócios online
Nesses anos de experiência na área de consultoria em comércio eletrônico, já li e ouvi toda sorte de mitos sobre negócios online. Se fosse enumerar todos, esse artigo ficaria enorme. Portanto, resolvi enumerar apenas os mais comuns. Vamos a eles então.
Na Internet nada é de graça
Um dos maiores mitos sobre negócios online é que na Internet “é tudo de graça”. Se você está com este tipo de pensamento, sinto muito informar: vai quebrar a cara. A web é atualmente um dos maiores segmentos econômicos do mundo e como em qualquer outra área, tudo tem um preço.
Se você acha que poderá criar um negócio de sucesso na Internet sem gastar nada ou então investindo quase nada, das duas umas, ou está mal informado ou foi iludido por algumas empresas que vende fantasias empresariais.
Meu sobrinho pode fazer isso
O “Sobrinho” é um ente nefasto dos negócios online. Com a disseminação da Internet, todo mundo passou a ter um sobrinho que “mexe com Internet” e por isso passou a achar que pode criar um verdadeiro império digital pagando uma merreca ao sobrinho.
A não ser que ele tenha uma sólida formação em áreas como programação e marketing digital, certamente o guri não é a melhor pessoa para desenvolver o seu negócio online. Procure profissionais e preserve os laços de amizade com a sua família.
Lojas virtuais grátis podem resolver meu problema
Em primeiro lugar: Você realmente acredita que alguém vai desenvolver um sistema de loja virtual e depois disponibilizá-lo gratuitamente para você ganhar rios de dinheiro com ele? É claro que não. Loja virtual grátis não existe. O que existe são plataformas de e-commerce Open Source e alguns sistemas com versões Freemium. Tipo de graça, mas tem custo.
A coisa é bem simples, não existem atalhos no e-commerce. O que existe é investimento sério e muito trabalho para fazer parte do mundo digital. A definição de grátis na Internet é um custo ao qual você ainda não foi apresentado.
Se tornar conhecido na Internet é fácil
Outro grande mito sobre negócios online. O marketing digital não é de graça e também não custa barato. Ferramentas como Google AdWords, Facebook Ads, banners e e-mail marketing tem um custo e exigem técnica e conhecimento para serem usadas de forma eficiente.
O marketing online é um segmento super profissionalizado e por isso, das duas uma. Ou você se capacita para desempenhas esse papel no seu negócio ou então contrata uma consultoria ou agência digital para se encarregar dessa parte. Se aventurar a fazer sem conhecimento técnico é jogar dinheiro fora.
Ganhar fortunas da noite para o dia
Esqueça essa asneira! Os negócios online são como outro qualquer e por isso exigem prazo de maturação para começarem a se tornar fontes estáveis e contínuas de lucros. O prazo de retorno do investimento no e-commerce, por exemplo, fica hoje muito próximo ao de negócios no ambiente físico.
É claro, que o investimento é bem menor, já que elementos de custo de uma operação física como espaço físico e pessoas é bem menor, mas isso não significa que um negócio online deixará você “rico e poderoso” até o final do ano.
Existem milhares de investidores querendo financiar seu negócio
Ledo engano. Existem sim muitos investidores buscando boas oportunidades de negócios no mundo digital, principalmente nas empresas que estão nascendo agora, as chamadas Startups, mas eles são extremamente seletivos e profissionais.
Uma boa ideia de negócio não é suficiente para conseguir um Investidor Anjo para o seu projeto. Ele precisa estar respaldado por um excelente plano de negócios e análise profunda do mercado e suas perspectivas. Os caras são Investidores e não ONGs.
“Vai assim. Depois a gente melhora.”
Muito cuidado com esse tipo de raciocínio. Uma das características da web é sua agilidade e por isso, se você lançar o seu negócio sem que ele esteja devidamente amadurecido e tecnicamente estruturado, corre o risco do modelo ser copiado por uma equipe mais competente e a vantagem do pioneirismo vai para o ralo.
Não estou falando em ficar anos no desenvolvimento do projeto esperando ele estar perfeito para então lança-lo, inclusive porque em função da velocidade da Internet, nenhum projeto pode ser dado como finalizado, mas é bom evitar precipitações.
Como você pode ver, nem tudo são flores no e-commerce ou outro tipo de negócio virtual. Tome cuidado para não deixar esses mitos sobre negócios online lhe levarem pelo caminho dito fácil e contemplarem seu projeto com um retumbante fracasso.
FONTE: Blog do E-commerce