Autor: Sérgio Kligin, é o Diretor de Vendas de Publicidade e Country Manager, Brasil, da US Media Consulting.
Além de pesquisas recentes que revelam o que os brasileiros estão comprando este ano, quais são os mercados de maior crescimento e alguns dos fatores que determinam suas decisões de compra, novos dados também estão disponíveis sobre as preferências e o comportamento dos consumidores no Brasil. Após analisarmos esses dados, identificamos algumas grandes tendências que terão um impacto significativo no mercado de consumo do Brasil.
N° 1 As redes sociais impulsionarão compras no Brasil
O Instituto Ipsos realizou recentemente uma pesquisa com mais de 18.000 consumidores em 24 países, inclusive no Brasil. A empresa de pesquisa constatou que três de cada dez internautas em todo o mundo fecharão uma compra após ver um anúncio ou postagem em uma rede social, mas os resultados foram muito diferentes com os brasileiros. O Ipsos verificou que 69% dos brasileiros farão uma compra após verem um anúncio em uma rede social e 66% comprarão um produto após verem uma postagem. Outros países cujos consumidores são altamente sensíveis a anúncios postados em redes sociais são a Indonésia (68%) e o México (60%).
Outra pesquisa realizada pela ExactTarget produziu dados que corroboram o poder de influência das mídias sociais entre consumidores brasileiros:
- 77% dos consumidores on-line no Brasil seguem marcas no Facebook
- 53% dos brasileiros que se registram para receber e-mails de empresas fazem isso para se manterem informados sobre novos produtos, serviços e ofertas das empresas
N° 2 Os consumidores brasileiros estão dispostos a trocar informações por serviços
Uma pesquisa recente da Cisco Systems revelou que 60% dos brasileiros não se importam com a coleta de informações pessoais por parte de varejistas on-line. Além disso, 55% dos consumidores brasileiros forneceriam informações pessoais a varejistas em troca de recomendações e serviços personalizados; somente 35% dos consumidores em outras partes do mundo aceitariam fazer isso. Além disso, 59% dos brasileiros permitem que empresas compilem e salvem seu histórico de compras.
N° 3 Os consumidores brasileiros passaram a usar muito mais canais para fazer compras
Segundo Jefferson Silva, gerente de Estratégia e Inovação da Nielsen Brasil, 97% dos consumidores brasileiros compram em mais de um canal, 55% compram em três canais diferentes e 16% compram em mais de quatro canais. Além disso, 30% trocam de loja quando não encontram o que estão procurando.
N° 4 A publicidade on-line influencia mais as compras dos consumidores brasileiros que outras mídias
Uma pesquisa com 1.200 brasileiros realizada pelo Centro Avançado de Estudos e Pesquisas da ESPM constatou que 46% dos consumidores brasileiros compram produtos após verem anúncios on-line. Em comparação, os anúncios na TV só influenciam as compras de 21% e os anúncios veiculados pela mídia impressa só afetam as decisões de compra de 7% dos consumidores.
N° 5 A internet é um fator fundamental para a decisão de comprar um carro novo
No processo de decidir qual carro novo comprar, 45% dos consumidores brasileiros citam amigos e parentes como sua principal fonte de informações. Sua segunda fonte mais popular de informações confiáveis é a internet. Fontes mais tradicionais de informações sobre novos carros, como outros proprietários que possuem carros da mesma marca e modelo (27%) e vendedores (23%), são muito menos usadas pelos consumidores brasileiros.
FONTE: FBDE