Na tarde de ontem, 29, o Adnews na TV retomou suas atividades. A atração, apresentada por Toninho Rosa e exibida na All TV, contou com a participação do mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm e presidente da agência Grey Brasil, Walter Longo.
O executivo abordou assuntos polêmicos e comentou o estágio da publicidade brasileira contemporânea. Para Longo, o Brasil tem uma propaganda de “primeiro mundo”, mas ainda há muito a evoluir. “Ainda não descobrimos o modelo de negócios desse novo momento”, disse classificando o atual estágio como “Tezaraki”, onde o que é velho já não serve mais e o que é novo ainda não funciona como o velho nas mesmas condições.
Para Walter, a audiência na internet sobe pelo elevador, já o anunciante vai pela escada. O problema é que, como aconteceu da migração do rádio para a TV, a publicidade tentou replicar velhos conceitos no digital. Como o banner, por exemplo, que segue o mesmo mote do bom e velho outdoor.
Como contornar isso? Para Longo, um dos caminhos é algo que já está acontecendo. Empresas, marcas e produtos estão virando mídia. “Hoje elas podem virar um canal de televisão, produtores de documentários, séries, novelas”, explica.
Um exemplo? O canal da marca Lego no Youtube. Segundo Longo, há tanta qualidade de produção no conteúdo produzido que ele chega a competir com Cartoon Network e Nickelodeon.
Quem dá as cartas no negócio da propaganda, segundo o presidente da Grey Brasil, ainda é a “Big Idea”, ou a Grande Ideia.
Já sobre Cannes, Longo ressaltou que o Brasil vai bem no Festival, mas precisa parar de criar ideias e procurar marcas na qual possam encaixá-las. “Precisamos ser pertinentes para criar algo para quem precisa daquilo”.
Longo também comentou a volta do programa "O Aprendiz", onde é conselheiro de seu sócio na "vida real", Roberto Justus.
FONTE: Adnews