Uma disputa de longa data e sempre muito polêmica. Quanto mais se tem, melhor é! Será? Uma velha discussão que já foi discutida em outras várias circunstâncias hoje volta com o uso das mídias sociais por diversas empresas. A grande verdade é que as grandes corporações são ligadas a números, mas nem sempre prestam atenção no que estão investindo. Uma plataforma onde a quantidade e qualidade vem trazendo dor de cabeça para os usuários é o Twitter.
O microblog é a ferramenta onde fica mais fácil fazer uma análise sobre a real necessidade de ter muitos seguidores contra a verdade de que o que influência é o engajamento dos seguidores que se tem. Há muitos perfis no Twitter que passam dos milhares de seguidores e, aparentemente, não tem nada de especial. Existem diversas formas de se conseguir muitos seguidores, apesar de que muitas delas atraiam apenas “seguidores” e não pessoas que querem ouvir o que você tem para dizer, são como robôs. Será que estes personagens com milhares de seguidores têm a mesma influência do que aqueles que produzem conteúdo de verdade? Com certeza há aqueles que se beneficiam por ter milhões de seguidores, isso torna eles, aos olhos de muitos (principalmente mídias de massa), pessoas influentes e acabam sendo absorvido como tais pelos grandes meios de comunicação. Um recente exemplo foi um perfil no Twitter que com muitos seguidores conseguiu chegar ao Big Brother Brasil.
Empresas procuram investir naquele que tem um número maior ao seu lado, seja ele com maior número de seguidores, visitas, ou cliques. O que se deve procurar quando se vai investir em alguém com nome e questionar a sua influência dentro de seu público que você pretende atingir e não na quantidade total de pessoas que ele pode alcançar. Por exemplo, para uma empresa que tem o seu público alvo mulheres de mais de 50 anos que são donas de casa, será que você vai investir em um blog que fala sobre donas de casa que tem 1.000 visitas diárias ou um blog de humor com 5.000 visitas/dia? Obviamente vai depender do que você anuncia, pois mesmo dividindo o seu público, o segundo blog irá atingir mais gente, a diferença está na influência que o primeiro tem sobre esse público alvo.
FONTE: Midiatismo