Assim como na televisão, os vídeos on-line podem ser reproduzidos sob demanda e também ao vivo. As marcas têm utilizado bastante desta solução para transmissão de eventos esportivos, musicais, desfiles de moda, concursos, etc. Mas você já parou pra pensar por que esse tipo de ação tem se tornado uma tendência presente em diversas campanhas de marketing? Simplesmente porque transmissão ao vivo é quente e trás ótimos resultados.
Os consumidores de hoje buscam cada vez mais interagir com as empresas que fornecem os produtos que eles estão acostumados a comprar. Eles querem ouvir o que estas marcas têm a dizer e querem estar presente neste processo de comunicação de forma mais participativa. E a transmissão ao vivo, certamente, é hoje uma das alternativas mais utilizadas para o envolvimento e relacionamento da marca com os seus consumidores. A transmissão ao vivo de um evento na internet rompe os limites geográficos e físicos, podendo multiplicar o alcance da mensagem. Eventos realizados por streaming se tornam acessíveis para audiência mundial e apresentam em média, um tempo de engajamento 10 vezes maior do que os vídeos sob demanda. Além disso, a transmissão ao vivo de um evento tem poder na geração de buzz nas mídias sociais pelo fato de assumir a característica de algo exclusivo, que está acontecendo naquele momento.
Pouca gente questiona os benefícios gerados pelas ações de Live Streaming, que podem ajudar a promover uma marca, converter potenciais clientes e também engajar os clientes atuais. Mas para que tudo isso ocorra, é necessário planejamento. Antes de lançar o seu evento na internet, é necessário avaliar alguns pontos para certificar de que a sua transmissão ao vivo será um sucesso:
1. Tenha certeza que o evento é digno de um Live
Live streaming satisfaz uma necessidade humana básica para testemunhar eventos significativos. Ao contrário de eventos comuns, estas são ocasiões importantes que, como um feriado, interrompem o fluxo normal das coisas. Antes de iniciar uma transmissão ao vivo, tenha isso em mente.
2. Estenda ao máximo os dias e horas do seu evento
Uma excelente estratégia para um evento ao vivo é fazer com que ele dure mais tempo, não necessariamente em horas, mas em quantidade. Se ele for dividido em mais de um capítulo, por exemplo, dá mais tempo para novos usuários descobrirem ao longo dos dias e começarem a seguir o conteúdo. Isso contribui para aumentar o número de usuários e possivelmente o alcance da sua mensagem.
3. Mantenha os espectadores envolvidos
O espectador odeia se sentir esquecido. Sempre que possível, tente tornar a experiência de consumo do conteúdo passiva em algo mais ativo e que incentive os usuários a participarem. Isto provavelmente vai manter os espectadores mais engajados com o seu evento. Outra opção é complementar o conteúdo da transmissão ao vivo com tweets e posts no Facebook, estimulando a interação do seus seguidores.
4. Certifique-se (antes) de que tudo vai correr bem
Dias antes da transmissão ao vivo do seu evento é necessário investir tempo para fazer testes com câmeras, som, iluminação, cenário, e claro, encontrar uma plataforma de streaming confiável e ideal para os seus negócios. Escolha uma solução que ofereça qualidade e segurança, e fique livre de quaisquer problemas técnicos ou de buffering.
Quer conhecer uma ferramenta eficiente e de baixo custo para Webcast/Videoconferência? CLIQUE AQUI e conheça o CorpCast da CorpTV.
FONTE: Mundo do Marketing