A Discovery networks encomendou com a MultiFocus Inteligência de Mercado o estudo “Especial Co-Viewing”, inédito no Brasil, sobre hábitos de consumo de mídia em famílias.
Os assuntos abordados foram a relação dos pequenos com os diferentes membros da família, os hábitos de consumo de mídia, as alternativas e preferências de lazer familiar, os heróis e modelos para as crianças e o poder que elas exercem na decisão de compra.
As mães e a mídia
As mães que consideram importante o hábito de assistir TV com os filhos somam 60% e 80% dos entrevistados em todas as faixas etárias preferem desenhos animados na programação compartilhada em família.
Ainda segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados costumam ver vídeos além da TV, e 50% destes assistem vídeos em família. Um total de 56% das mães afirmam que assistem o que o filho pequeno (0-3 anos) quer, enquanto 60% das crianças de 4 a 6 anos afirmam serem as donas do controle remoto. Um terço das mães divide aparelhos com telas sensíveis ao toque com seus bebês por acreditar que isso ajuda no desenvolvimento da criança.
Quanto à publicidade, 85% das mães afirmam dar credibilidade aos produtos anunciados durantes os intervalos da programação, enquanto 75% estende a busca a sites das marcas infantis.
O resultado demonstra que o conteúdo se tornou uma experiência familiar e ocupa hoje papel central nos momentos de lazer. Juntos à família, as crianças decidem o que assistir e o que consumir e colocam uma nova tendência para o mercado: a de gerar engajamento a grupos heterogêneos quanto a gênero e idade, mas muito unidos como família.
Foram feitas seiscentas entrevistas com mães que tenham filhos de 0 a 3 anos e com crianças de 4 a 6 anos, de todas as classes sociais, moradores de 12 capitais brasileiras.
FONTE: Meta Análise