Desde a década de 80 no ar, a 89 FM de São Paulo, conhecida como Rádio Rock, encerrou sua parceria com o UOL. O acordo durou pouco mais de seis meses. Segundo o Observatório da Imprensa, o veículo continuará hospedado no portal.
O nome do provedor nacional deixou de ser veiculado pela emissora paulistana no inicio dessa semana, também removendo a marca do UOL que estava no logotipo da emissora. A parceria entre a FM e o provedor surgiu no final do ano passado, sendo vital para o retorno das operações do projeto “A Rádio Rock” ao dial paulistano. Durante esses sete meses o provedor UOL aproveitou do crescimento meteórico de audiência visto nos números da 89 A Rádio Rock, promovendo assim a sua marca no mercado paulistano e também em canais importantes da internet que contam com o trabalho da rádio. A 89.1 FM já trabalha sem a presença do nome “UOL” em chamadas e vinhetas da estação.
A parceria entre a rádio e o UOL foi anunciada na reestréia da A Rádio Rock em São Paulo, ocorrida em 21 de dezembro do ano passado. Nas primeiras horas daquele dia o portal do UOL promoveu o retorno da emissora ao dial paulistano, além do anuncio de integração total entre os dois canais (rádio e internet). Além de promover seus serviços através do formato “naming rights” pela marca “UOL 89 A Rádio Rock”, o provedor também municiou boa parte da programação jornalística da emissora paulistana, contando também com atrações que destacavam o conteúdo no UOL durante a faixa horária comercial da 89.1 FM. A parceria deu fôlego comercial para a retomada das operações da FM como 89 A Rádio Rock.
Desde o inicio da semana passada a 89.1 FM deixou de veicular o nome UOL e também retirou a marca do provedor de seu logotipo e de outros elementos gráficos que estão presentes na internet. Esses primeiros sete meses de trabalhos em São Paulo foi benéfico ao UOL que contou com uma ascensão meteórica da audiência da 89.1 FM na capital, rádio que passou a figurar entre as dez FMs mais sintonizadas de São Paulo e região metropolitana (segundo os principais períodos das últimas medições realizadas pelo Instituto Ibope), tendo uma média superior a 100 mil ouvintes por minuto na faixa horária comercial. E para a 89 foi um aporte financeiro e de conteúdo para a retomada do projeto “A Rádio Rock”, originalmente iniciado em 1985 e interrompido em 2006.
Por enquanto não há informação sobre uma nova parceria no formato “naming rights” na 89.1 FM, frequência que durante a sua passagem pelo segmento “jovem/pop” contou com uma parceria semelhante com a multinacional Nestlé (através da Fast 89 FM, no ar de 2011 a 2012). Porém segundo informado recentemente pelo Tudo Rádio a 89 A Rádio Rock já anunciava desde a semana passada a estréia de uma atração que terá o apoio da montadora Ford (clique aqui e saiba mais). Ontem a redação do Tudo Rádio também noticiou a estréia da “Cerveja Rock”, produto que leva a marca da 89 A Rádio Rock e é fruto de uma parceria entre a emissora e a cervejaria Karavelle. A novidade é composta por seis rótulos colecionáveis: Red Ale, Keller, Pilsen, Weiss, Barba Negra e IPA, criados especialmente para a rádio. Os rótulos foram elaborados com a forma dos instrumentos musicais das bandas, como guitarra e baixo, e estampam as logomarcas da 89 A Rádio Rock e da Karavelle.
Mesmo com a ausência da marca do UOL no nome e em boa parte do material relacionado à rádio, atracões como o matinal UOL Notícias seguem na grade da emissora, programa musical e de jornalismo que é uma parceria de conteúdo entre os dois veículos.
Essa não é a primeira experiência de parceria customizada na 89 FM. No começo de 2011, o canal passou por uma grande reformulação quando, em fevereiro, mudou seu nome para Fast 89 e passou a ser customizado pela marca Nestlé. À época, o projeto demorou cerca de dois meses para ficar pronto e contou com o apoio da agência WMcCann. O rompimento foi justificado como "fim de contrato".
FONTE: Comunique-se