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N o t í c i a s

26/7/2013
Os resultados nas vendas não estão satisfatórios? Talvez seja problema de comunicação

Muitos empresários desenvolvem produtos ou serviços que, realmente, atendem às necessidades de determinado segmento de público-alvo, disponibiliza o produto ou serviço no mercado, mas, apesar da disponibilidade, poucos clientes estão comprando. Por quê?

Produtos ou serviços são diferentes, clientes são diferentes, pontos de vendas são diferentes, objetivos de marketing são diferentes...

Possivelmente, o produto ou serviço não se tornou conhecido do público-alvo. Faltaram ações de comunicação integrada de marketing. Não importa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte, pública ou privada, a comunicação integrada de marketing pode ser desenvolvida para qualquer tipo de organização.

O marketing tem sido definido pela AMA (American Marketing Association) como o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. O marketing trata da relação entre produtores e consumidores, que é baseada em trocas realizadas nos mercados.

Comunicar é um ato multilateral utilizado por um indivíduo para se fazer entender ou tornar algo comum. Informar, por sua vez, é um ato unilateral. Apesar dessa diferença ser crítica, muitas vezes ela é ignorada.

O gestor precisa estabelecer um sistema de gestão da comunicação, que depende:

- do relacionamento e entendimento por parte de seus colaboradores;

- da capacidade de adequação dos processos de comunicação e suas competências pessoais e administrativas (responsabilidades);

- da forma como a empresa se relaciona com o mercado e seus públicos.

Se a comunicação falhar, certamente os processos e execução de tarefas irão falhar desde o planejamento até o controle. A percepção do clima organizacional é fundamental para sua eficiência.

O gestor precisa determinar um sistema que prepare a empresa para:

- lidar com o ambiente externo;

- cuidar e controlar o ambiente interno;

- analisar e se adaptar às mudanças necessárias e oportunas.

A obtenção dos objetivos da empresa depende de um bom sistema de comunicação. O processo deve ser focado para o público interno e externo, tornando a comunicação da oferta conhecida por parte dos possíveis clientes.

Para que a comunicação seja eficiente, é necessário:

- saber ouvir, identificar, direcionar e recorrer aos interesses do público-alvo (mercado-alvo), com objetivo específico e dentro de um limite orçamentário;

- pensar, cuidadosamente, no que se deseja comunicar ao público (claramente posicionado);

- determinar as maneiras de comunicar-se – considerar as variáveis emocionais do público;

- discernir em que tipo de situação se encontra no momento;

- minimizar prováveis deficiências de comunicação;

- atrair e manter a atenção do público;

- desenvolver capacidade e aptidões de comunicar e de receber comunicação (relacionamento).

Os objetivos de comunicação de marketing devem ser definidos antes das tomadas de decisão de implementação – escolha de mensagem, de mídia e combinação de ações de comunicação de marketing. Essa é uma condição necessária para que haja integração das ações de comunicação de marketing e devem ser alinhada ao posicionamento estratégico da organização.

Vale lembrar que há muitos públicos (stakeholders) que, de alguma forma, participam da oferta de marketing da organização. São eles...

- fornecedores;

- funcionários;

- investidores;

- canais;

- clientes;

- fãs;

- concorrentes;

- governo e agências reguladoras;

- mídia;

- opinião pública.

As cinco ferramentas de comunicação de marketing são...

- propaganda;

- promoção de vendas;

- venda pessoal;

- relações públicas e publicidade;

- marketing direto.

A propaganda é a forma de comunicação de marketing mais comentada pelos profissionais. A AMA (American Marketing Association) considera que propaganda é comunicação paga, impessoal, veiculada através de vários meios de comunicação por parte de empresas, organizações sem fins lucrativos e indivíduos que são de alguma forma identificados ao longo da mensagem e que esperam persuadir e/ou informar membros de um público específico. A propaganda inclui a comunicação de bens, serviços, instituições e ideias.

Os meios de veiculação de propaganda são muitos. Podemos citar, por exemplo:

- Televisão - propagandas em intervalos comerciais da programação.

- Rádio - propagandas em intervalos comerciais da programação.

- Jornais - propagandas impressas no espaço do jornal.

- Revistas - propagandas impressas no espaço da revista.

- Outdoors - propagandas impressas expostas em grandes painéis em vias públicas.

- Cartazes, busdoors, folders, filipetas e etc - material impresso pela organização e exposto ou distribuído em espaços públicos ou privados.

Uniformes, instalações e equipamentos próprios - apresentação de marca ou produto da organização em uniformes dos funcionários, instalações da organização e equipamentos próprios – por exemplo, frotas de caminhões ou automóveis.

- Internet - banners, pop-ups, sites próprios ou mesmo sites criados, exclusivamente, para comunicação de produtos ou marcas são espaços controlados pela organização e disponibilizados na web. Destaque mais recente para as redes sociais, que possuem grande possibilidade em manter o relacionamento com clientes e possíveis interessados.

A decisão da comunicação por meio de propaganda ou demais ferramentas de comunicação deve levar em consideração os objetivos e recursos disponíveis por parte da organização e pode atingir um grande número de públicos ou ser orientada para públicos específicos. Tudo isso deve caminhar de forma integrada com todas as demais formas de comunicação de marketing.

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FONTE: Administradores


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