Uma pesquisa realizada no início do ano pela Ovum, a pedido da Dimension Data, apontou que as intenções da maioria das empresas em relação aos serviços de Comunicações Unificadas e Colaboração não condizem com as necessidades de seus colaboradores. De acordo com o estudo, é comum que as organizações não tracem perfis de seus funcionários, o que pode acarretar em problemas na adoção desta tecnologia.
Segundo Craig Levieux, Gerente Geral do Dimension Data para comunicações convergentes, ao deixar de definir o perfil dos funcionários, as empresas não avaliam suas necessidades e acabam colocando em risco seus investimentos em UC&C.
Para o especialista, é comum que os tomadores de decisão baseiem seus investimentos nas Comunicações Unificadas no aumento da produtividade e na agilização de processos, mostrando resultados negativos quando não há um estudo prévio sobre o que realmente melhoraria tais processos dentro da organização.
Das empresas pesquisadas, 38% disseram ter definido o perfil de seus usuários, 20% admitiram não ter pensado nessa estratégia, 21% crêem que todos os funcionários possuem os mesmos tipos de necessidade de comunicação e 13% não vêem vantagem em definir perfis desta maneira.
“Quando analisamos a abordagem estratégica que as empresas tomam em relação às UC&C, ao BYOD, o foco em mobilizar UC e colaboração social e, ainda, os objetivos operacionais para aumentar a agilidade dos negócios, ficamos surpresos em saber que apenas 38% das grandes empresas relataram que definiriam o perfil de seus usuários”, comentou Levieux.
Levieux acredita que para uma implantação eficaz das Comunicações Unificadas é fundamental conhecer a opinião daqueles que, direta ou indiretamente, serão beneficiados. “Em um mundo onde mais funcionários trazem seus próprios dispositivos para o trabalho, a falta de entendimento entre os tomadores de decisão e empregados pode resultar em um custo bem real”, pontuou o Gerente.
Craig ainda faz uma observação garantindo que a adoção dos métodos de UC&C por parte dos funcionários é uma medida crítica para os investimentos na área, uma vez que a adoção do serviço faz com que naturalmente haja a disponibilidade de mais aplicações para todos os envolvidos. “Caso contrário, a adoção vai continuar retardando aspirações, como tem acontecido com muitas aplicações padrões de UC&C atualmente”, concluiu.
Quer conhecer ferramentas de Comunicação à Distância que utilizam a tecnologia Streaming? CLIQUE AQUI e conheça os serviços/produtos da CorpTV.
FONTE: IDG NOW