A visão é responsável por 83% da percepção humana. O impacto visual de objetos, lugares e pessoas é, sem dúvida, o registro positivo, ou não, que torna-se referência e parâmetro para quem observa. Com o varejo e com as marcas, não é diferente.
O aspecto visual de um ponto de venda é fundamental para atrair clientes. Com menos tempo e mais exigentes, os consumidores buscam um varejo objetivo, ou seja, que revele claramente seu posicionamento no mercado.
Hoje, a relação do consumidor com o ponto de venda é muito rápida. As pessoas querem saber onde estão as coisas e prezam pelo autosserviço, por isso, optam pelo acesso rápido ao produto e por informações claras e concisas. Assim, a sinalização desenvolve um papel fundamental na atração, retenção e efetivação de vendas.
Mais que serviço, o shopper busca um ponto de venda com identidade e, a sinalização, se bem alinhada e coerente, transmite esses valores ao cliente. Sinalização não é apenas indicador e, sim, parte do todo. Assim, percurso de loja, iluminação, embalagem e categorização de produtos são aspectos intrínsecos na sinalização.
Recentemente, desenvolvi um projeto de sinalização para uma marca de produtos hospitalares em que a proposta principal era ter o apelo visual aliado às informações necessárias para uso dos produtos. O ambiente, todo dividido em categorias, agrupou os produtos e permitiu ampliar o espaço dos corredores possibilitando uma circulação mais convidativa e informativa. O resultado comercial desse projeto alcançou dois dígitos no lucro da loja.
Hoje, recebemos diariamente cerca de 1.600 novas informações. Desse montante, uma pequena parte é percebida e outra ainda menor é absorvida pelo consumidor. Por isso, buscar diferencial no ponto de venda aliando a sinalização e a informação é um método inteligente e comprovadamente positivo de atrair e reter o cliente.
Em média, o shopper, quando entra na loja, leva em torno de três segundos para perceber o ponto de venda e definir se vai entrar, pesquisar e comprar naquele ambiente, ou não.
A sinalização vem com a missão de organizar, tornar o espaço atrativo e convidativo e, principalmente, conversar com o público-alvo do varejo. É importante ressaltar que, um projeto de sinalização bem estruturado, estuda o shopper, conhece o comportamento do consumidor e o lifestyle do público em questão. Os interesses mudam de acordo com a faixa etária, sexo, classe social, entre outros pontos.
Atualmente, a sinalização desempenha o papel de orientar, convidar, atrair e ambientar o espaço para a percepção do cliente. Os grandes magazines, por exemplo, mudaram o conceito de sinalização. Hoje, as lojas não são mais um “mar de roupas”, os produtos são trabalhados por ilhas, nichos e categorias. O espaço masculino recebeu uma nova leitura, assim como a ala infantil, feminina, eletroeletrônicos, e assim consecutivamente.
Sem dúvida, sinalizar é uma ferramenta tão importante para o marketing no varejo quanto as outras técnicas, como o atendimento, ações comerciais e o visual merchandising. A sinalização organiza o ponto de venda, informa e orienta o shopper cumprindo o papel de apresentar destacar e tornar claro o objetivo e foco do varejo.
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FONTE:Meta Análise