A pesquisa Top Thirty Global Media Owners, realizado pela ZenithOptimedia, do grupo Publicis, revela em sua edição 2013 que o Google tornou-se o maior proprietário de mídia do mundo. Apesar de ter sido divulgada nesta semana, o resultado baseia-se em receitas globais relacionadas à publicidade em 2011, cujos dados estão mais consistentes.
Na última versão da pesquisa, realizada em 2010, a gigante de tecnologia estava na segunda posição, atrás da News Corp. A empresa de Rupert Murdoch, que anunciou recentemente as novas bases de negócio, caiu para a terceira posição, superada pela plataforma americana de TV via satélite DirecTV.
Outra novidade é o aparecimento de uma empresa brasileira, pela primeira vez, no ranking: as Organizações Globo, que figuram na 17º posição. É também a segunda empresa de mercados emergentes a aparecer no Top 30 da ZenithOptimedia – a outra é a mexicana Televisa, 18º lugar. Também estrearam na lista Facebook, Microsoft, ProSiebenSat.1 (Alemanha) e Sanoma (Finlândia).
O comunicado oficial do relatório destaca a presença da Globo como prova do crescente mercado publicitário brasileiro, que deve superar o quinto lugar britânico ainda este ano. Além dela, da empresa mexicana e de poucas empresas japonesas, a maioria dos listados têm sede nos Estados Unidos ou na Europa.
Segundo a pesquisa, a primazia do Google representa a escalada digital na receita publicitária. A gigante de buscas cresceu 39% desde a última pesquisa. Ela e os outros três impérios digitais que aparecem na lista – Yahoo (15ª posição), Microsoft (26ª) e Facebook (27ª) – movimentaram US$ 49,2 bilhões de receitas em 2011, o equivalente a 63,8% de toda movimentação financeira publicitária na internet naquele ano. Só o Google foi responsável por 49% do dinheiro publicitário digital de dois anos atrás.
O relatório reforça que o algoritmo de busca do Google ainda é sua estrela, já que foi responsável por 65% de todas as pesquisas da internet naquele ano, segundo a ComScore. “A empresa não relata separadamente entre search e digital display, mas estimamos que as buscas representem cerca de 82% de todas suas receitas globais”, diz o comunicado. Segundo a ZenithOptimedia, esse montante dá ao Google fôlego para diversificar formatos em diversas plataformas, que também se tornaram lucrativas. O relatório destaca a publicidade no YouTube, mobile e até Google+ que, apesar de ter só 17% do número de usuários do Facebook, já conta com 190 milhões de visitantes únicos por mês.
Ainda que as multinacionais digitais já sejam responsáveis por 20% de toda receita publicitária dos Top 30, empresas tradicionais ainda dominam o ranking. Dos 30 proprietários de mídia globais, 22 são companhias cujo propósito principal é atrair audiência por meio de conteúdo.
FONTE: Meio & Mensagem