Os serviços para ouvir música na internet via streaming (reprodução sem download) estão ganhando rapidamente a preferência entre os ouvintes dos Estados Unidos com menos de 35 anos, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (2).
A pesquisa do Grupo NPD mostra que os serviços de rádio pela internet representaram 23% da música ouvida em média semanal por consumidores entre 13 e 35 anos no quarto trimestre de 2012. No ano anterior, a porcentagem para mesma faixa etária foi de 17%.
A pesquisa mostra que esses ouvintes estão deixando de lado a tradicional rádio AM/FM, que perdeu dois pontos percentuais e agora representa 24% do tempo dedicado a ouvir música. Ao contrário, entre os maiores de 36 anos, a maioria dedicou mais tempo a ouvir música nas rádios AM/FM (41%), do que pela internet (13%).
A pesquisa também mostrou uma mudança em como se ouve música: mais pessoas o fazem com dispositivos móveis e menos em CDs e arquivos de música digital. Um em cada cinco usuários da Pandora ou iHeartRadio também se conecta ao serviço em seu automóvel, um reduto tradicional das rádios AM/FM.
A Pandora continua sendo o serviço de streaming mais popular no grupo etário de 13 a 35 anos, com 39%, segundo a pesquisa. Em seguida, estão iHeartRadio (11%), a versão gratuita do Spotify (9%), Grooveshark (3%) e Slacker (2%).
Quer criar a sua própria Rádio Online? CLIQUE AQUI e conheça o serviço de WEB Rádio da CorpTV.
FONTE:
G1 Globo