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N o t í c i a s

12/4/2013
Brasileiro e Tecnologia - 5 Dicas para vender mais utilizando mídias sociais e mobile

O brasileiro é um povo inovador, pioneiro e que gosta de sair na frente. O mercado brasileiro não é diferente, mas sofremos de um problema de foco. Vou explicar.

Frases como: “Temos que ser os primeiros a usar essa tecnologia no Brasil” e “Vamos criar um case que vai fazer barulho” são muito comuns nas agências, que se empolgam com cada nova possibilidade de “bombar”.

Acho isso muito bacana, em um primeiro momento. Mas paramos aí. Gostamos de espetáculo, mas temos que aprender a gostar também de resultados. Não há nada mais criativo do que resolver o problema do seu cliente e fazer ele vender mais. O cliente ganha, a agência ganha. O mercado ganha.

A frase mais comum deveria ser “Temos que ser os primeiros a vender usando essa tecnologia no Brasil”.

Pensando nisso, e de olho nas tendências para 2013 compilei 5 dicas para vender mais utilizando essas novas tecnologias que mudaram os padrões de consumo.

1 –Venda quando o consumidor quer comprar e não quando você quer vender.

Esteja preparado para vender quando o consumidor quer comprar. Os hábitos de consumo mudaram. Segundo pesquisa do Google, mais de 41% das pessoas que fizeram uma compra no Mobile estavam em casa. Ou seja, hoje a pessoa compra do seu celular mesmo estando no sofá e há 10 metros do seu notebook. Cases como o da Tesco que recriou a experiência de supermercado em metrô só comprovamesse comportamento.

2- Encontre nichos.

Descubra os melhores lagos para pescar. Existem inúmeros fóruns, comunidades, páginas e até sitesde clubes de consumidores que desejam seu produto e talvez até sua marca. Em 2010, lembro que as pessoas já falavam que o Orkut estava praticamente morto e nesse mesmo ano, quando eu fazia parte da DM9DDB, fizemos a campanha #VoltaFerrorama onde encontramos uma comunidade no Orkut com 3.000 pessoas querendo a volta do brinquedo. Em um mês 1.230 unidades foram pré-resevadas pelo site, de um brinquedo que se encontra em média por R$250,00. Estimando, são mais de 300 mil reais em vendas com foco em um único nicho.

3- Aumente sua credibilidade

A cada nova venda começa um novo processo de convencimento que passa por pontos como confiança e credibilidade, certo? ERRADO. Quem ainda pensa assim, vai continuar rasgando dinheiro sem retorno. Você precisa aproveitar o círculo de influência do comprador para converter mais. Mostre que algum amigo do Facebook já comprou ali ou que curtiu um produto.Reviews via Facebook e outras integrações sociais fazem o consumidor ter confiança por ver que é um ambiente seguro.

4-Entenda o seu consumidor através das redes sociais

Você já pensou como seria mais fácil vender se conhecesse todos os seus consumidores ao invés de apenas se basear em estudos do mercado americano ou projeções que nunca sabemos se vão funcionar? Isso é possível graças ao OPEN GRAPH do Facebook. Integre seu e-commerce com o Facebook e deixe que os consumidores possam logar com a rede social. Além de facilitar o cadastro, com esses dados você pode criar uma loja personalizada para cada um e recomendar somente produtos interessantes. Você pode puxar a lista de aniversários dos amigos e sugerir presentes que possam gostar, entre outras milhões de possibilidades.

Só tem um jeito de melhorarmos na vida. Saber no que estamos errando e trabalhar em cima. Teste as possibilidade. Siga as dicas, mas tenha muito claro o seu objetivo e como você vai medir o sucesso de suas ações. Lembre-se: sorte não é uma estratégia!

FONTE: IAB BRASIL


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