As tendências do e-commerce em 2013 vão ficando cada vez mais nítidas à medida em que o consumidor brasileiro incorpora cada vez mais as compras pela Internet ao seu dia-a-dia. Novas demandas vão surgindo e o comércio eletrônico brasileiro vem buscado se adaptar a essas novas situações de uma forma bem rápida.
1) É Preciso Testar:
Grandes e pequenas empresas se envolveram em testes por uma década. Mas agora, todos precisam levar isso a sério. As empresas que não testam não irão chegar perto de fornecer as melhores experiências on-line para o seu público.
2) Personalização em Tempo Real para Todos:
Agora que a tecnologia facilmente disponível para as massas, vamos ver grandes indústrias como viagens, finanças e mídia usando, mas também esperamos que as empresas de outras indústrias, como a jogos e filantropicas, tirem proveito dessas soluções para oferecer experiências mais personalizadas.
3) Consumidores superaram o debate sobre a privacidade:
Porque os consumidores estão em maior contato com a personalização, eles esperam ver mais do que suas informações gerais on-line sendo usadas pelas empresas. Desde geografia, idade e coisas vindas de perfis sociais (por exemplo, casado, solteiro) estarão previstos para desempenharem o papel de oferecer experiências mais relevantes e valiosas de e-commerce.
4) Varejistas começarão a amar Programas de Fidelidade:
Os programas de fidelidade não são apenas para viajantes mais frequentes. Agora as empresas de todos os setores (varejo, finanças, etc) estão a lançando programas de fidelização e integração de dados de perfis de cliente para oferecer maior nível de personalização e serviço.
5) Mobilidade sempre:
Como os consumidores se adaptaram a viver usando seus telefones celulares e tablets, eles vão esperar plataformas específicas que oferecem uma melhor experiência de compras, geo, conteúdo específico, ofertas especiais e outros elementos que complementam e aumentam a vida em movimento.
6) Layouts Responsivos é Regra:
Um site que é projetado para melhor visualização, não importando para qual dispositivo móvel ou tablet que será usado para navegação, é a nova norma. Ficaram para trás os dias de barra de rolagem, redimensionamento e a luta para se ver um site, dependendo do tamanho de um computador ou a tela do dispositivo.
7) A ascensão da Experiência Cross-Channel:
Os consumidores não pensam em canais. Em vez disso, eles pensam em marcas. Assim, uma experiência completamente transparente e-commerce, não importa onde eles estão, em seus computadores, em seus smartphones e tablets, ou em páginas sociais é um must-have.
8) Big Data:
A maioria das empresas tem uma abundância de dados úteis, no entanto, muito poucos estão usando estes dados para fornecer experiências individuais direcionadas e no momento certo para responder às necessidades dos consumidores mais experientes. No próximo ano, esperamos ver mais marcas usando a big data para entregar aos clientes ofertas mais segmentadas em todos os canais e em tempo real.
9) Social Media Cresce:
Por muito tempo, os comerciantes têm tratado as mídias sociais como uma ilha do resto da sua estratégia e, por sua vez, não têm colhido os benefícios úteis desta ferramenta de vendas. Daqui para frente, vamos ver mais marcas usando dados sociais para personalizar experiências em seus sites, bem como testes de aplicação e personalização de suas próprias páginas no Facebook.
10) B-to-B alcança B-to-C:
Empresas desejam uma grande experiência online também. Mais e mais sites B-to-B são propensos a usar testes e personalização para criar sites otimizados e bem orientados com base no comportamento dos usuários.
FONTE: Blog Rakuten