Um estudo realizado pela Hello Research, agência brasileira de inteligência e pesquisa de mercado especializada na metodologia OnTarget, mostra que 60% dos usuários brasileiros do Facebook ainda utilizam o MSN e Orkut - principalmente das classes D e E.
Do total de entrevistados, um terço se declarou usuário de pelo menos uma rede social. Como era de se esperar, o Facebook lidera a preferência nacional, sendo a mais usada em todas as regiões e níveis sócioeconômicos, com a adesão de 84% dos usuários.
No que se refere às regiões do Brasil, o Sudeste concentra a maior parte dos usuários de redes sociais, com 55% dos representantes, seguido pelo Nordeste (20%), Sul (12%), Norte (7%) e Centro-Oeste (6%). Nesta última localidade também são encontrados os "heavy users", isto é, aqueles que dedicam grande parte de seus dias à navegação pelas redes sociais.
Aproximadamente 36% se mantém conectado durante todo o dia, enquanto 32% dedicam ao menos um momento do dia para acessar sites sociais. Outro ponto destacado é que no Norte, 35% dos entrevistados acessam as plataformas todos os dias, porcentagem superior às demais regiões.
Comportamento durante a navegação
A pesquisa subdividiu os entrevistados em 4 grupos distintos de usuários de redes sociais. Dos respondentes, 30% formariam o grupo de "heavy users". Esse, em especial, é formado por homens e mulheres de todas as idades e classes - não há um perfil predominante.
Além deles, 27% fariam parte do grupo "os do contra", ou os que "basicamente não gostam de nada e não perdem a oportunidade de comentar os posts alheios", diz a pesquisa. Indivíduos de 31 a 50 anos, pertencentes à classe A e B, e em sua maioria mulheres predominam nesse grupo. Ainda segundo a pesquisa, é o grupo que menos posta e tem frequência de acesso esporádica.
Já o terceiro grupo seria composto pelos apaixonados por esportes, com 22% dos entrevistados. O grupo é formado majoritariamente por homens de 16 a 30 anos, e possuem uma frequência de acesso moderada - e mesmo assim são o grupo que mais postam quando entram em alguma rede. "Para eles, as redes sociais são como mesa de bar. Falam de bola, humor e sexo", afirma o diretor de planejamento da Hello Research, Guilherme Cavalcante.
O último grupo é composto por 21% dos entrevistados e é formado basicamente por mulheres entre 25 e 35 anos. Os temas favoritos são humor, autoajuda e novela. "Um verdadeiro clube da Luluzinha digital. Não perdem a oportunidade de comentar sobre aquele capítulo mais quente e conta com a presença de muitas donas de casa", diz a diretora de contas da Hello Research, Stella Mattos.
"Foi interessante concluir que o agrupamento de pessoas se dá muito mais por afinidade de assuntos discutidos do que necessariamente por questões demográficas, não sendo segredo para ninguém que um sujeito com mil amigos virtuais não tem nem perto deste montante formado por amizades que se estendam ao mundo real. E, esses amigos a mais, inegavelmente, são compostos por pessoas que tem alguma afinidade com o conteúdo postado pelo outro", diz o diretor executivo Hello Research, Davi Bertoncello.
Intitulado de "Papo Social", o estudo aborda as opiniões, formas de comportamento e os principais temas procurados em plataformas sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, Twitter, MSN, Google+, Tumblr, Myspace e YouTube. Foram avaliados os principais temas de procura pelos usuários, tais como futebol, religião, política, trabalho, novela, auto-ajuda, humor e sexo.
A pesquisa quantitativa foi realizada no Brasil com 1,3 mil pessoas em 70 cidades de todas as regiões do País, com o objetivo de entender quem são os usuários brasileiros das redes sociais, quais seus temas favoritos, os odiados, como os homens e mulheres estão agrupados, como são suas relações com amigos, seguidores e marcas, entre outros pontos.
FONTE: IDG NOW