Os princípios do Search Engine Optimization (SEO), otimização de sites em português, incluem criar um conteúdo que os leitores vão querer vincular nas mídias sociais, blogs ou outros sites e contar com um conteúdo fácil de encontrar com palavras-chave relevantes. O mecanismo também garante que seu site não tem questões técnicas que podem impedir os motores de busca de indexar o conteúdo.
Mas como fazer isso e ainda medir o sucesso da iniciativa? Diversas ferramentas de SEO podem ajudar nessa tarefa. A seguir você encontra 20 tecnologias, listadas sem nenhuma ordem particular, recomendados por três especialistas: Jill Whalen, consultora de SEO da High Rankings; Nicole Munoz, CEO e fundadora da StartRankingNow; e Matt McGee, editor-chefe do Search Engine Land and Marketing Land.
Ferramentas de SEO do Google
1. Google AdWords Keywords Tool
Essa ferramenta gratuita do Google é projetada para aqueles que escrevem anúncios que são executados em resultados de pesquisa do motor de busca do Google, no Gmail e em outros sites afiliados. Ela fornece informações como o volume de pesquisa nacional e internacional para uma frase determinada, mostra se a frase é competitiva e palavras-chave relacionadas.
É muito útil para qualquer desenvolvedor de conteúdo web e é uma das ferramentas que a maioria dos SEO usa. "É praticamente a única tecnologia que eu uso ou recomendo para fazer pesquisa de palavras-chave", diz Jill.
2. Google Analytics
McGee, Nicole, Jill e muitos outros especialistas SEO dependem da ferramenta gratuita do Google de análise de site. Jill chama o Google Analytics de "a ferramenta mais importante de todas", pois ajuda a descobrir por que um site perdeu ou ganhou tráfego. O Google Analytics permite que qualquer gerente de site veja palavras-chave usadas para atrair visitantes, reduzir a taxa de rejeição de cada página do site, e observar dados demográficos dos visitantes.
3. Google Webmaster Tools
O Google Webmaster Tools, outro conjunto de ferramentas essencial e livre, ajuda a diagnosticar erros de rastreamento de sites e executar outras tarefas para melhorar a “saúde” da página. Embora não seja particularmente difícil de usar, aqueles sem muita experiência em gestão de website podem ficar um pouco confusos.
4. Google YouTube Keyword Tool
Vídeos do YouTube podem ser altamente classificados nas buscas do Google quando estão otimizados com as palavras-chave adequadas. Nicole recomenda usar essa ferramenta para encontrar palavras-chave que ajudarão na classificação de vídeos do YouTube, nas pesquisas do Google, bem como em pesquisas do YouTube.
5. Google Suggest
Sempre que você começa a digitar uma palavra-chave na caixa de pesquisa do Google, o site sugere frases relacionadas com base no seu histórico de pesquisa, bem como termos populares que outros usuários procuraram. Uma maneira rápida de obter ideias de palavras-chave é simplesmente começar a digitar uma frase no Google para ver o que o motor de busca sugere, aconselha Nicole.
Ferramentas de terceiros
6. Screaming Frog SEO Spider
Este é um programa de desktop que envia um rastreador para um site e compila um relatório sobre as páginas que ele rastreia. Você vai ver tags, URLs, descrições meta, palavras-chave e tags H1, bem como páginas que podem ter erros 404. Jill usa o programa sempre que inicia a revisão de um site. "Isso me ajuda a ter uma sensação geral da página e visualizar problemas técnicos", diz. O programa básico é livre e a versão licenciada, com recursos adicionais, custa cerca de 150 dólares por ano.
7. SpyFu
Nicole recomenda o SpyFu, ferramenta de pesquisa de palavras-chave que fornece informações úteis sobre palavras-chave de concorrentes. O serviço custa 79 dólares por mês.
8. Browseo
O Browseo (combinação das palavras "Brow" e "SEO") ajuda a determinar rapidamente a estrutura de uma página, bem como sua relevância para palavras-chave específicas. É uma maneira rápida de obter uma análise útil de uma página em particular, afirma Nicole.
Nicole recomenda esse software, disponível para Windows, Mac e Linux, para analisar o conteúdo do site e ajudar a otimizar cada página para uma determinada palavra-chave. Ele está disponível em versões gratuita e paga. Dependendo dos recursos, custa de 99,75 dólares a 249,75 dólares.
10. Copyscape
Essa ferramenta baseada na web pode dizer todos os lugares na internet onde é possível ter conteúdo duplicado. Nicole diz que é ela é boa para descobrir se outros sites têm copiado seu conteúdo.
11. Rex Swain s HTTP Header Viewer
Jill usa essa ferramenta gratuita para descobrir se uma página web tem qualquer tipo de redirecionamento. “Gostamos de ver redirecionamentos 301 em vez de 302s ou qualquer outro tipo”, afirma.
12. Ahrefs Site Explorer
Digite uma URL e o Ahrefs Site Explorer vai mostrar seus backlinks ou links externos de outros sites. "Uso essa tecnologia para verificar se o site que estou revendo tem spam nos links, o que pode rebaixá-lo no ranking do Google”, assinala.
Extensões do Google Chrome
13. NoFollow
O Google Chrome (assim como o Mozilla Firefox) tem uma série de extensões livres e add-ons criados para ajudar o SEO. "Ele descreve todos os links em uma página que possuem o atributo nofollow. Mas o melhor mesmo é que aparece uma pequena janela se a página que você está vendo tem uma tag noindex", diz Jill. "Você não acreditaria quantos sites pode encontrar a partir dessa extensão que estão inadvertidamente bloqueando todos os motores de busca”, aponta.
14. PageRank Status
Com essa extensão livre, é possível aprender rapidamente sobre uma página, incluindo seu PageRank, ranking de tráfego Alexa, backlinks e número de páginas indexadas pelos diferentes motores de busca.
15. TagAssistant
O TagAssistant revela erros de código do Google Analytics em uma página. Jill diz que essa ferramenta pode vir a calhar quando um site parece ter perdido o tráfego. "Às vezes, você verá que a página não tem o código do Google Analytics, ou ele estava incorreta."
16. Awesome Screenshot
Jill usa esse utilitário gratuito ao realizar auditorias SEO em um site. O Awesome Screenshot permite adicionar setas, círculos e texto, facilitando a captura da imagem de uma página da e mostra visualmente onde estão os pontos de conflito. Uma vez que ela capta as imagens, cola no Evernote, juntamente com outras notas sobre problemas do site, e usa notas para compilar um relatório.
17. Quora
Quora é um site de perguntas e respostas, explica McGee. Ele afirma que a ferramenta é útil no desenvolvimento de temas do blog. "Um único tópico pode levar a várias ideias para o conteúdo do blog", diz. "Há uma variedade de conteúdo lá. E não é um simples sistema de perguntas e respostas”, detalha.
18. InboxQ
O InboxQ é uma ferramenta online e funciona como extensão do Google Chrome e do Mozilla Firefox. Digite uma palavra-chave simples e o InboxQ vai mostrar questões que os usuários do Twitter estão perguntando sobre o assunto. Nicole usa essa ferramenta para gerar temas para blogs e outros conteúdos online.
19. WordPress.org
O Google adora e tende a recompensar novos conteúdos com maior ranking de busca. Blogar, é claro, é uma maneira fácil de criar esse conteúdo. O WordPress.org é a plataforma de blogs que muitos especialistas SEO usam porque é simples. Há também inúmeros plug-ins livres para ajudá-lo a otimizar cada post do blog, como o WordPress SEO e All in One SEO.
Uma vez que você postou no blog, é hora de publicá-lo nas mídias sociais para gerar tráfego. O HootSuite é um painel de mídia social que permite agendar e, simultaneamente, postar atualizações no Twitter, LinkedIn, Facebook, Google e outras redes sociais. O HootSuite é gratuito mas os planos pagos custam a partir de 10 dólares por mês. Alguns especialistas em SEO também recomendam o Buffer, serviço semelhante que posta mensagens no Facebook, Twitter, LinkedIn e contas App.net.
FONTE: CIO UOL