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N o t í c i a s

3/1/2013
Aumente a taxa de conversão de campanhas online

Ao contrário do que muitas ações tem sido colocadas no ar por ai, a conversão é um fator de extrema importância para qualquer marca; digo isso, porque tenho visto por ai uma série de campanhas para gerar buzz, para dar prêmio a agências e poucas pensando no resultado para o cliente. Eu, como profissional de planejamento estratégico digital, tenho sempre que pensar em como trazer retorno ao meu cliente em qualquer ação que eu coloque no ar.

O primeiro passo para melhorar a conversão, seja no site, na campanha ou em uma ação de Rede Social (poderia usar outros exemplo, mas vou manter só nesses) é saber qual o objetivo de cada uma dessas ações. Sem ter um objetivo bem definido fica difícil saber se a ação está sendo péssima, ruim, boa, ótima ou excelente.

Definido o objetivo, o próximo passo é entender quais as ferramentas de métricas serão usadas. Para os planners, métricas são as ferramentas mais importantes, pois são elas que vão nos mostrar a performance do site. Além de entender quais métricas usar, é preciso saber o que mensurar. Na minha opinião, tudo tem que ser mensurado, mas claro, que alguns pontos devem ter uma atenção maior. Esses pontos são decididos junto com o cliente de acordo com os objetivos.

Feito essas duas ações é colocar a campanha no ar e mensurar. Se possível hora a hora. Internet é possível ver o que ocorre em tempo real, por isso, é preciso analisar o que está acontecendo no site ou campanha. Redes Sociais então, nem se fala, afinal, 10 minutos na rede é uma eternidade. Demorou 10 minutos para responder a um cliente, ele vai para a concorrência ou falar mal da marca.

Analisando o que está acontecendo no site, ter um objetivo definido, ter uma ação bem planejada são os pilares para trazer retorno para as marcas. Para elevar esses resultados é preciso saber o que está acontecendo e agir caso os resultados não estejam perto da meta e do objetivo.

Se as coisas não deram certo use o Plano B

O famoso “Plano B” é importante nessa hora e deve ser contemplado no planejamento. O plano B entra em ação quando a performance do site está abaixo do esperado. È quando o banner da campanha está com CTR baixo, quando as ações nas Redes não está trazendo leads ao site ou quando o site não está com o número de visitantes únicos que foram estipulados.

E como aumentar os números que estão baixo? Focando no que está dando resultado! Vamos supor que o site esteja com números baixos, porém o Twitter tem gerado um bom número de acessos, mas o banner na home do site vertical XPTO não. A idéia é focar no Twitter e buscar um site com o mesmo perfil, mas que tenha uma performance maior.

Não há muitos segredos. Você precisa analisar as métricas, ver os canais que estão dando mais resultados e focar nesses canais. O que não dão resultado eliminar e buscar outras ações para que esse site aumente a sua performance.

FONTE: Blog do E-commerce


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