O eMarketer lançou um briefing sobre tendências do marketing digital para 2013. O cenário é norte-americano, mas serve de referência para discutirmos alguns números da internet brasileira e ficar de olho no que vem por aí.
- Nos EUA, a Internet crescerá apenas 2,6% em 2013, com destaque para as categorias de Internet móvel (+18%), Vídeo online (+5,6%), E-commerce (+4,2%) e Redes Sociais (+4,1%).
- A expansão do mercado de Games continuará forte, com os jogos para smartphones liderando o crescimento (+27,8%), seguidos pelos jogos em console (+9,7%) e pelos jogos sociais (+5,8%).
- As plataformas campeãs de crescimento em 2013 serão os Tablets (+42,3%) e Smartphones (+18,8%). Os E-readers avançarão a taxas menores, mas bastante significativas (+11,7%).
- No nosso país, a internet móvel vai crescer em média 108% ao ano até 2015 e a venda de smartphones vai dobrar em 2012 (em 2015, eles dominarão o mercado de aparelhos celulares). E há espaço para mais: 78% dos brasileiros pretendem comprar um novo smartphone em breve, taxa muito superior à média global, que é de 40%.
- O consumo de vídeos online no Brasil está bem abaixo da média mundial, o que pode indicar um forte crescimento nos próximos anos.
- O e-commerce também é destaque por aqui, com alta de 21% em um ano. Detalhe: o consumo de saúde, beleza e medicamentos já rivaliza com a compra de eletroeletrônicos, seguido de perto pela categoria de moda e acessórios. Segundo a Forrester Research, o faturamento deve dobrar até 2017.
- O mercado de games no Brasil deve quintuplicar até 2016. Os jogos online devem acompanhar de perto a expansão do setor.
- Ao contrário do que ocorre no Brasil, o Twitter crescerá mais rapidamente por lá do que o Facebook (+14,2% contra +3,9% respectivamente), o que tem ajudado a alimentar o debate sobre a tendência de migração do Facebook para outras redes. As redes sociais ainda terão crescimento superior ao da internet como um todo (+4,2% contra +2,6% respectivamente).
- No Brasil, as redes sociais crescem mais de 13% ao ano, com destaque para o Facebook, que ainda deve avançar 44,7% em 2013. A internet como um todo cresce menos (+11% nos últimos 12 meses).
- Já o Twitter, tem perdido audiência por aqui (-24% entre julho/2011 e julho/2012).
Veja a pesquisa completa clicando AQUI
FONTE: Branding Hipercultural