A KPMG Internacional acaba de lançar publicação que reúne informações sobre uma área do varejo que vem crescendo significativamente: o comércio eletrônico de mantimentos. Por meio de análises, pesquisas e uma compilação de outros estudos sobre varejo e comércio eletrônico, essa nova publicação destaca as seguintes conclusões:
• Apesar de existir há mais de uma década, é recente o crescimento do número de consumidores que fazem suas compras em supermercados on-line;
• A conveniência de receber os produtos em casa está tornando mais aceitável a compra de mantimentos por esta via;
• Depois de roupas, livros e alguns outros produtos (eletrônicos, principalmente), a compra de mantimentos está surgindo como a categoria que mais cresce no varejo on-line;
• Em 2011, no Brasil foi vendido por meio do e-commerce US$1,66 bilhão em bens de consumo embalados. A estimativa da taxa de crescimento anual até 2014 é de 29%.
A seguir, tabela indicando o volume de vendas em 2011 e a tendência de venda de bens de consumo embalados pelo mundo:
Conclusões apuradas no estudo:
• O aumento do número de assinantes de banda larga e a disseminação dos smartphones são fatores-chave para o crescimento das compras on-line;
• Com os consumidores aceitando a ideia de comprar mantimentos on-line, aumentam as oportunidades para os varejistas;
• Produtores estão criando ferramentas para fazer suas próprias vendas on-line, ou firmando parcerias com sites de venda.
Perfis:
• Nos países desenvolvidos, a maior parte dos consumidores de mantimentos via on-line é formada de mulheres com 25 a 55 anos, com ensino superior e de classe média;
• Nos mercados emergentes, os consumidores ainda estão se acostumando à tendência, e a compra de alimentos via on-line é feita, na maioria, por jovens que têm mais consciência sobre os benefícios desse tipo de aquisição.
Fatores que impulsionam o crescimento de vendas on-line:
• Conveniência; acesso a produtos difíceis de serem encontrados; preços competitivos; aumento do uso de smartphones.
Fatores que impedem o crescimento de vendas on-line:
• Ceticismo dos consumidores; taxa de entrega; atraso nas entregas; falta de promoções; falta de interação pessoal; dificuldades de se cadastrar nos sites; e o temor sobre a segurança no momento da entrega em casa.
FONTE: Diário Business