Os consumidores brasileiros preferem fazer compras online quando estão no trabalho. Principal motivo é a conexão de banda larga, que nas residências é menor que nas empresas.
De acordo com uma pesquisa feita pela Rakuten Brasil, apesar de usarem a internet do trabalho para consumirem produtos do e-commerce, os consumidores brasileiros realizam as compras entre 12h e 14h.
Comportamento Segundo o levantamento, um dos produtos mais pesquisados e comprados no e-commerce são os celulares.
De acordo com a pesquisa, os telefones celulares com valores altos costumam ter um baixo tempo de decisão de compra, sugerindo que os consumidores já pesquisaram os produtos online e então farão uma compra com base unicamente no preço.
“Estes resultados demonstram como o e-commerce tornou-se parte do nosso cotidiano, fazendo com que o varejo seja mais penetrante do que jamais foi. Os consumidores ainda fazem escolhas que requerem ponderação, levando mais tempo para decidir sobre itens mais caros, mas em certos casos, compradores experientes estão claramente fazendo a sua pesquisa antes de comprar, aproveitando o poder da internet e redes sociais para fazer escolhas bem informados “, afirma o CMO da Rakuten Brasil, Alessandro Gil.
Pelo mundo Os dados da pesquisa revelaram que nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha as compras online são feitas como terapia pela volta ao trabalho, marcando seus picos de números de navegação às segundas-feiras.
Na França, onde os jovens vão às aulas apenas quatro dias na semana, os dados mostram que os picos de compra online se dão às quartas-feiras, quando os pais geralmente ficam em casa para cuidar de seus filhos.
Tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido, o horário de pico para navegação móvel ocorre pela manhã, sendo que no segundo país ocorre um pouco mais cedo que no primeiro. Talvez, esse fato se deva à maior utilização de transporte público por parte dos trabalhadores no Reino Unido, o que oferece maior oportunidade para navegação, que acontece entre as 7hs e 8hs.
Nos Estados Unidos, o pico da navegação pela manhã ocorre por volta das 10h. Por outro lado, na França os consumidores são propensos a usar algum dispositivo móvel para comprar entre as 18h e 19h.
A pesquisa também mostra que os consumidores norte-americanos são muito mais cautelosos quando escolhem computadores, eletrônicos, roupas e bolsas, quando uma média de 4.4 a 4.7 minutos são gastos para avaliar o produto antes de comprar. Em comparação, os produtos de menor valor levam apenas 3 minutos para serem adquiridos.
O tempo de decisão também indica que moda e literatura são itens que os britânicos compram por impulso, com o usuário comum gastando pouco mais de 40 segundos antes da compra de roupas e menos de um minuto em livros. Em comparação, um produto como uma TV, tem tempo de decisão de compra de 2 minutos.
FONTE: Blog do E-commerce