Para conquistar e fidelizar os clientes é preciso manter um relacionamento mais próximo, auxiliando na compra e respondendo a dúvidas e sugestões. O atendimento personalizado é um diferencial para as lojas virtuais. Existem várias ferramentas que permitem aos lojistas manterem uma comunicação eficaz com o seu público:
Atendimento Online
Com esta forma de atendimento o cliente sente-se mais seguro para realizar as suas compras, consegue tirar dúvidas sobre produtos, pagamentos entre outros, de forma rápida e eficiente. A loja mesmo sendo virtual deixa claro que é composta por pessoas, prontas para atender seus clientes.
Opções de contato
Disponibilize em sua loja virtual o telefone e e-mail de contato, além do horário de funcionamento, para o cliente escolher por qual canal entrará em contato com a loja.
E-mail marketing
As campanhas de e-mail marketing podem ser segmentadas e estarem de acordo com o perfil dos clientes, que recebe um conteúdo totalmente direcionado, deixando-o mais confortável para as compras, pois ele está comprado em uma loja que o entende, e oferece os produtos que ele deseja. O email marketing cria também um relacionamento com os clientes, como exemplo promoções para clientes especiais e cartões de aniversário.
E-mails individualizados
Os clientes gostam de receber e-mails pessoais, dependendo da ocasião. Nem sempre aquele e-mail enviado para todos vai atender as necessidades de um cliente específico. Avalie a situação e envie e-mails individuais para manter seu público satisfeito.
Datas comemorativas
Promoções e layouts em períodos sazonais fazem com que o internauta perceba que a loja é dinâmica, e está seguindo as tendências, mostrando proximidade com a realidade do consumidor.
Pós-venda
Ações de pós-venda são bem vindas, como exemplo, um e-mail perguntando ao cliente se recebeu o produto adequadamente, se gostou dos serviços da loja, entre outros.
Estas são algumas ferramentas e ações que podem ser utilizadas nas lojas virtuais para conquistar e fidelizar os clientes, um bom atendimento é um fator que influencia na decisão de compra, por isso torna-se um diferencial e essencial para aumentar as vendas e a satisfação dos clientes.
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FONTE: Blog do E-commerce