Em reunião com possíveis parceiros do Reino Unido com o mercado brasileiro, realizada nesta segunda-feira, 24, em São Paulo, o editor sênior da Economist Intelligence Unit (EIU), Alasdair Ross, afirmou que o País representa um grande potencial para crescimento na área de mídia, sobretudo a digital, mas lamentou que nem todos os empresários do setor estejam enfrentando os desafios que as novas tecnologias apresentam aos negócios. Entre os principais obstáculos discutidos pelos executivos estão os problemas de infraestrutura de acesso à internet, a pirataria e a falta de modelos de cobrança por conteúdo.
“Temos muitas empresas que estão conscientes e vão abraçar esse caminho, mas há muitos outros que ainda não entenderam as estratégias digitais”, afirmou Ross. A percepção foi apontada pelo estudo “Conteúdos disruptivos – O novo cenário da mídia”, encomendado à EIU pelo UK Trade & Investment, órgão do governo britânico responsável por estimular negócios internacionais para empresas do Reino Unido. De acordo com Ross, apenas 9% das empresas têm um modelo digital de sucesso no Brasil.
O relatório revela que 75% dos executivos brasileiros consultados pela pesquisa afirmam que “sentem apenas uma parte do impacto global que a digitalização terá na economia”. 22% dos executivos se manifestaram indiferentes às novas tecnologias ou então não souberam afirmar. Ainda entre executivos – gerentes e diretores de empresas de comunicação com no mínimo US$ 1 milhão de faturamento/ano – 30% se mostraram indiferentes à sustentabilidade dos negócios de mídia e entretenimento e 18% discordam que o modelo atualmente adotado não seja sustentável em longo prazo.
O encontro de lideranças da mídia e de produtoras e agências de conteúdo britânicas foi realizado pelo UK Trade & Investment. As oportunidades para o setor encontram-se, segundo o órgão, na área de música, moda, design e no mercado de livros, áreas de crescimento potencial. Participaram como debatedores, além de Alasdair Ross, o presidente da Abril S/A, Fábio Barbosa; o fundador da boo-box, Marco Gomes; o diretor-presidente da Belive Digital no Reino Unido e nos EUA, Stephen King e Mark Popkiewicz, presidente da Mirriad.
FONTE: Meio e Mensagem