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N o t í c i a s

13/9/2012
Empresa de app leva multa de R$ 160 mil por enganar consumidores

Uma empresa russa foi multada em 161.970 reais (50 mil libras esterlinas) pela comercialização de um aplicativo Android duvidoso que gerou uma tarifa especial de SMS de cerca de 32 reais (10 libras esterlinas), cobrada simplesmente por fazer o download do app.

A Connect Ltd (também conhecida como SMSBill) gerou uma receira de mais de 800 mil reais (250 mil libras) com a campanha e terá que, além da multa, reembolsar todos os usuários trapaceados pelo aplicativo.

De acordo com a empresa reguladora de tarifas especiais PhonepayPlus, a Connect ofereceu acesso ao seu portal de jogos 7mobi.net por meio de um aplicativo que perguntava aos usuários "você concorda com as regras de download", sem deixar claro que concordar com elas significava gerar uma taxa de cobrança imediata.

Qualquer pessoa que leu o acordo antes de aceitá-lo foi presenteada com oito páginas de termos e condições, entre os quais foi dada uma referência imprecisa a uma taxa de 16 reais (5 libras) para o serviço. Do ponto de vista do órgão regulador, o projeto do serviço foi enganoso, assumiu encargos sem o consentimento apropriado e descreveu o caso como "muito grave".

A Connect não é a primeira companhia móvel europeia a ser multada por enganar consumidores do Reino Unido nos últimos meses. Em maio, uma empresa letã também foi multada em 50 mil libras por induzir usuários a baixar o que parecia ser aplicativos de jogos para Android que geraram um custo mínimo de 48 reais (15 libras) na forma de tarifa especial de SMS.

Esse tipo de golpe é visto agora como uma forma relativamente fácil de enganar os consumidores em todo o mundo, porque são fáceis de configurar, possuem um mecanismo de pagamento simples e quase instantâneo e, até recentemente, queixas eram difíceis de serem realizadas.

O que não está tão clara é a escala internacional de algumas dessas campanhas. Só porque um órgão regulador atua em um país não significa que em outros países não existam empresas que estejam no raking das que obtêm grandes lucros enganando os consumidores.

FONTE: IDG NOW


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