Os resultados do estudo anual do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson – apresentados no Relatório de Tendências de Consumo em TV e Vídeo de 2012 – revelam que a TV social está se tornando um fenômeno do mercado de massa.
De acordo com a pesquisa, 62% dos consumidores usam redes sociais enquanto assistem à TV semanalmente, um aumento de 18% no período de um ano. Na divisão por gênero, 66% das mulheres têm esse comportamento, ante 58% dos homens. Já 25% dos consumidores costumam usar as redes sociais para discutir o que estão assistindo em tempo real.
“Os dispositivos móveis são uma parte importante da experiência de TV, já que 67% dos clientes usam smartphones, tablets ou laptops para assistir à TV ou vídeo”, diz Luciana Gontijo, responsável pelo Ericsson ConsumerLab na América Latina e Caribe.
Segundo Luciana, 60% dos consumidores afirmam usar serviços sob demanda semanalmente. Além disso, assistir à TV em trânsito está crescendo em popularidade e 50% do tempo gasto assistindo TV e vídeo no smartphone ocorre fora de casa, onde as conexões de banda larga móvel facilitam esse aumento.
Embora o comportamento e a demanda estejam mudando, apenas 7% dos clientes dizem que vão reduzir suas assinaturas de TV no futuro. De fato, ao invés de tentar reduzir custos, os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência superior: 41% dos usuários dizem estar dispostos a pagar por conteúdo de TV e vídeo em alta definição.
Mais da metade dos consumidores querem poder escolher seu próprio conteúdo de TV e vídeo. “À medida que o número de telas e serviços aumenta, as pessoas estão ávidas por um serviço agregado e fácil de usar que ofereça de tudo”, diz Luciana.
O Brasil participa pelo segundo ano consecutivo da pesquisa. Segundo o estudo, 73% dos brasileiros assistem TV interagindo com as redes sociais. Esse número era de 48% na pesquisa de 2011.
FONTE: Meta Análise