Mais do que um sistema de smartphones e tablets, o Android também é capaz de rodar em um satélite. É isso que pretende fazer o projeto PhoneSat, supervisionado pela NASA, que acredita que conseguirá baixar os custos para construção de satélites.
O PhoneSat é um satélite feito a partir de um celular com Android. De acordo com a Agência Espacial norte-americana, os smartphones atuais já contam com muitos dos recursos exigidos em um satélite, como processadores rápidos, câmeras e diversos sensores. Por isso a NASA entendeu que é mais fácil usar um sistema já existente - o Android - do que desenvolver um do zero, de acordo com a Wired.
A agência pretende diminuir os custos para construir um satélite. A primeira parte do projeto envolve a produção de dispositivos que custem até US$ 3,5 mil e que serão um cubo do tamanho de uma xícara de café com um HTC Nexus One rodando o Android internamente e tem previsão de lançamento ainda neste ano.
A segunda parte - o PhoneSat 2.0 - rodará com um Nexus S, da Samsung, e também terá um sistema de rádio que permitirá o controle do satélite por cientistas que estejam na Terra. Essa etapa está prevista para o meio de 2013.
O futuro do projeto depende do sucesso das duas primeiras tentativas. O PhoneSat 3.0 será desenvolvido a partir do resultado do PhoneSat 1.0 e do PhoneSat 2.0, ainda com o foco em diminuir o preço e aumentar a capacidade.
FONTE: Olhar Digital