Por que consumidores presentes em redes sociais seguem marcas no Twitter e tornam-se fãs no Facebook? Pesquisa da eCGlobal Solutions, rede de comunidades online para compartilhar ideias, e a eCMetrics, agência de mídia social, identificou que para 31% das pessoas, o objetivo é compartilhar a apreciação da marca com amigos e conhecidos e estar associado a algo que considera importante. Já para 29%, o principal motivador é aprender mais sobre a empresa e obter conhecimentos sobre os produtos.
O levantamento intitulado “Produção e difusão da mídia social entre brasileiros: um estudo comparativo na América Latina” mostra ainda que 90% dos consumidores presentes nas redes se envolvem ou gostariam de se envolver com a produção, compartilhamento, busca ou compra de produtos e serviços nas redes sociais.
“As pessoas participam de redes sociais para manter contato com amigos e conhecidos, mas também entendem que é um ambiente adequado para estabelecer relacionamento com marcas”, explica Adriana Rocha, cofundadora e CEO da eCGlobal Solutions.
Segundo Adriana, o estudo, realizado com 2.440 consumidores usuários de internet no Brasil e 1.870 em outros países da América Latina, identificou ainda que redes sociais são um terreno promissor para que companhias trabalhem imagens e produtos. “Usuários querem interagir de forma cocriativa”, justifica.
Diante desse cenário, ela aconselha que empresas ofereçam ferramentas para que consumidores possam influenciar no desenvolvimento de produtos, ter respostas pessoais a dúvidas, compartilhar experiências e acessar conteúdos divertidos.
Adriana diz que a eCGlobal conta com uma rede social, a eCGlobalNet, que estabelece a ponte entre consumidores e empresas para possibilitar a interação e permitir a criação conjunta de produtos. São 500 mil usuários na América Latina e centenas de companhias, afirma.
“Possibilitamos uma série de interações. A organização cria uma conta [paga] e desenvolve atividades lúdicas para os participantes, que à medida que participam, recebem pontos e podem trocar por produtos na loja virtual ou então por moedas sociais e ganhar mais status na rede”, explica.
De acordo com a executiva, a rede usa o conceito de gamification, técnica do marketing digital que aplica ao meio corporativo características lúdicas e lógicas, que são também encontradas em jogos de videogames. De acordo com o instituto de pesquisas Gartner, até 2014 o gamification estará presente em aplicações de 70% das 2 mil maiores companhias do mundo. “Trata-se de um conceito inovador com grande poder nos negócios”, ressalta Adriana.
Para as empresas, ela explica que o grande atrativo do modelo de cocriação é poder manter diálogo contínuo com os consumidores, interagindo em tempo real. “Os Estados Unidos já estão mais avançados nesse campo. No Brasil, a estratégia dá os primeiros passos e deve ser ampliada no próximo ano”, acredita.
FONTE: Computer World