Segundo um mapeamento realizado pela ExactTarget, em parceria com o Gartner, as campanhas de marketing interativo irão influenciar 80% das compras até 2015. O estudo “Gestão da Campanha Multicanal: um guia para profissionais de marketing” prevê o contínuo crescimento da comunicação online, promovendo novas oportunidades para engajar consumidores por meio de iniciativas de marketing interativo.
“As interações dos consumidores com as marcas através de email, mídias sociais, mobile e da web em geral estão em pleno desenvolvimento”, afirma Tim Kopp, CEO da ExactTarget Global. “Por isso, profissionais de marketing interativo devem identificar maneiras de como engajar os consumidores hiperconectados com o objetivo de estabelecer uma comunicação relevante e em tempo-real nos canais preferidos por eles”, completa.
“Os profissionais de marketing ainda precisam mudar suas estratégias tradicionais de gestão e desenvolver campanhas estruturadas em torno do marketing digital baseadas em uma abordagem de engajamento bidirecional, que se aproxima mais com a experiência de troca na qual estão envolvidos os desejos e necessidades do consumidor”, escreveu Adam Sarner, autor de “Marketing Digital: uma crítica da gestão de campanhas multicanal”. “Essa evolução estratégica focada no cliente é uma forma de aproveitar o potencial desses canais com objetivo de inovar as estratégias de gestão e relacionamento com o cliente”, diz o autor.
De acordo com o estufo, a ExactTarget também fornece algumas dicas e recomendações para a implementação de estratégias de marketing interativo através de redes sociais, e-mail, vídeo, mobile e da web em geral:
Aperfeiçoar a experiência do consumidor – um marketing eficaz requer um envolvimento dos clientes com as marcas baseado em suas preferências, de modo que seja entregue uma comunicação personalizada e relevante.
Evoluir com o cliente – Os hábitos dos consumidores e usuários desses canais estão em constante transformação, por isso é importante que as marcas consigam estabelecer uma comunicação eficaz, conectando-se com eles em todos os canais interativos.
Parceria entre as diferentes estratégias – Considere a gestão de campanhas de marketing como uma forma de coordenar as interações online e off-line, juntas.
FONTE: Meta Análise