Um estudo do Pew Research Center que acaba de ser divulgado indica que o YouTube está se firmando com uma emergente plataforma de notícias, especialmente em relação a grandes eventos globais e desastres naturais. O levantamento se baseou nos cinco vídeos mais vistos em cada semana no período entre janeiro de 2011 e março de 2012.
“Existe uma nova forma de jornalismo em vídeo surgindo no YouTube”, concluiu um dos pesquisadores. O conteúdo é variado, produzido pelo usuário, e não direcionado por uma personalidade de mídia. Interessante notar ainda que a maioria das notícias (70%) vem de fora dos Estados Unidos.
O estudo aponta que, cada vez mais, as pessoas têm buscado vídeos de testemunhas de eventos, como no caso do tsunami no Japão no ano passado e as últimas revoltas no Oriente Médio. “Trata-se de uma forma de relacionamento com os cidadãos mais direta e personalizada do que vemos em outras plataformas”.
A PC Magazine, contudo, alerta para o fato de que “não foram desenvolvidos padrões claros de ética para atribuir a vídeos do YouTube, criando o potencial para as notícias serem inventadas, ou mesmo falsificadas, sem que o público tenha muita habilidade de saber quem as produziu ou como verificar essa informação.”
Segundo dados do próprio YouTube, a cada minuto são baixadas 72 horas de vídeo. As visualizações por dia chegam a 4 bilhões em todo o mundo.
FONTE: Virta Blog