O Instituto QualiBest divulgou um estudo comparativo entre os hábitos de consumo e o estilo de vida dos brasileiros homossexuais e heterossexuais.
A pesquisa, que marca o lançamento do painel QPainel Homossexuais, foi realizada com uma amostra de 17.876 internautas, entre homens e mulheres com mais de 16 anos, pertencentes às classes A, B e C. Dentre estes, o estudo apurou um total de 649 homossexuais – o que representa 3,63% dos internautas da amostra –, com maior presença de pessoas entre 20 e 44 anos, majoritariamente da classe B.
Questionados sobre o estado civil, apenas 12% dos homossexuais se declaram “casados”, contra 33% dos heterossexuais. Mas uma grande diferença, segundo o estudo, está entre os homens e as mulheres homossexuais, pois 20% dos “casados” são do sexo feminino, diante de apenas 7% dos entrevistados do sexo masculino.
Com uma grande maioria de solteiros (88%), os homossexuais têm hábitos de vida que incluem maior interesse por viagens. Entre eles, 49% declararam ter viajado a passeio pelo Brasil três ou mais vezes, nos últimos dois anos, e 27% disseram ter ido ao exterior com a mesma frequência. Com relação aos heterossexuais, essas taxas caem para 44% e 22%, respectivamente.
A religião é outro ponto que apontou muita diferença na pesquisa, pois apenas 55% dos homossexuais em geral disseram ter religião, contra 70% de heterossexuais de ambos os sexos.
Em relação a hábitos de consumo, o estudo revela que 62% dos homossexuais não possui automóvel, percentual que cai para 55% entre os heterossexuais. Mas, apesar da maioria não possuir carro, os homossexuais compram mais aparelhos GPS (32%) – equipamento que tem presença entre apenas 29% dos respondentes heterossexuais.
Quanto ao acesso à internet, 60% dos homossexuais têm conexão wireless e 31% possuem modem de banda larga 3G, contra 57% e 27%, respectivamente, entre os heterossexuais.
Os smartphones também têm mais presença na vida dos homossexuais, alcançando 47% contra 40% dos heterossexuais. Em casa, mais homossexuais (52%) têm TVs de LCD ou Plasma, taxas que caem para 49% entre os demais participantes da pesquisa.
Quanto aos equipamentos de informática, os homossexuais também têm mais tablets (15%), notebooks (69%) e webcams (76%). Entre os demais entrevistados, tais produtos estão presentes no dia a dia de 11% (tablets), 64% (notebooks) e 72% (webcams) dos entrevistados.
Por conta do interesse tecnológico e viagens, os homossexuais recorrem mais aos serviços de crédito: 30% deste público possuem empréstimos contra 27% dos heterossexuais.
FONTE: Meta Análise