O mercado mundial de mídias sociais vai movimentar US$ 16,9 bilhões em 2012, cifra que representa um aumento de 43,1% em relação ao ano passado. A previsão é do Gartner, que alerta as empresas para ficarem mais atentas ao desenvolver suas estratégias de negócios para sempre levar em conta as redes sociais e a mobilidade.
Neste ano, a propaganda teve a maior fatia desse segmento, com US$ 8,8 bilhões. Entre 2010 e 2011, a receita de jogos sociais mais que dobrou e deve chegar aos US$ 6,2 bilhões até o final de 2012.
Segundo o instituto, o uso das mídias sociais está amadurecendo o mercado brasileiro. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo use estas ferramentas nos próximos meses. O número de pessoas que utilizam as redes sociais cresce em um ritmo moderado. Novas formas de mídia e entretenimento irão atrair, ainda, novos usuários e farão com que os existentes continuem interessados nas mídias sociais. A crescente concorrência entre os players, cada um disputando o tempo de lazer e a atenção dos consumidores, levará ao aumento das novas formas de mídias sociais (baseadas em web e móveis).
Empresários estão direcionando uma grande porcentagem de seus orçamentos de publicidade para estes novos modelos de negócios. Segundo a análise, esse fator é impulsionado, principalmente, porque os sites oferecem uma ampla gama de usuários engajados que gastam muito tempo conectados – isto aumenta as taxas de cliques potenciais. As redes sociais permitem que as empresas direcionem anúncios a segmentos distintos de consumidores, desbloqueando as estruturas de dados interconectados dos usuários, que inclui listas de amigos, seus comentários e mensagens, fotos, suas conexões sociais, informações de contato e mídias associadas.
As redes sociais vão mudar radicalmente a forma como as empresas interagem com seus clientes e funcionários. O estudo registrou um aumento na demanda por informações a respeito do tema e por sistemas que engajem as pessoas para temas de interesse das empresas.
"Os sites de mídias sociais continuarão a incorporar técnicas de jogos em suas redes, influenciados pelas oportunidades de lucro que essas ferramentas apresentam. A venda de bens virtuais continuará a ser fonte primária de faturamento. Os principais criadores de jogos para console entraram, recentemente, na "arena" dos jogos sociais e estão fortalecendo a indústria", diz Van Baker, diretor de pesquisas do Gartner.
Essas tendências sugerem que as vendas de serviços de consultoria de alto valor, como relações públicas e gestão de reputação a marcas, estão crescendo e devem continuar neste ritmo. Os pagamentos feitos para os anúncios nas mídias sociais aumentarão, proporcionando mais oportunidades para os sites servirem como plataforma de transações de conteúdo digital, jogos sociais, ou pagamentos entre pessoas. Novas oportunidades para faturamento nas mídias sociais também devem crescer com a interação das plataformas móveis e de TV como um serviço essencial. A curto e médio prazos, as redes sociais devem implantar técnicas de dados analíticos e, ao mesmo tempo, continuar a explorar outros canais de faturamento, como propaganda móvel e social commerce.
FONTE: Administradores